segunda-feira, 19 de julho de 2010

Especialistas respondem como utilizariam a verba do PAC-2 para a mobilidade urbana

    A Perkons convidou especialistas para responderem como aplicariam R$ 24 bilhões em ações de trânsito e de transporte e por quê. Esta é  a quantidade que pode chegar os recursos do PAC-2 para mobilidade urbana.

    Confira nesta matéria a opinião dada à Assessoria de Imprensa da Perkons por Luis Vilanova - Responsável pelo site Sinal de Trânsito 


Inicialmente, eu devolveria R$ 12 bilhões para que fossem aplicados em Educação Básica. É disso o que mais o Brasil precisa.
    Bem, agora que ficamos R$ 12 bilhões mais pobres, vamos distribuir os outros 12 - que ficariam em R$ 8 bilhões para Transporte e R$ 4 bi para Trânsito.
    No que tange ao Trânsito, eu distribuiria os R$ 4 bilhões da seguinte forma:
- R$ 1,5 bilhão para a implementação de projetos e adoção de medidas voltadas à Segurança Viária.
- R$ 1,2 bilhão para a implementação de projetos e adoção de medidas voltadas à Fluidez.
- R$ 600 milhões para construir sistemas centralizados de monitoração das condições de trânsito, a fim de subsidiar ações operacionais e disponibilização de informações aos usuários.
- R$ 500 milhões dedicados à fiscalização de trânsito, englobando fiscalização automática (80%) e manual (20%).
- R$ 200 milhões para a implementação de programas de Educação de Trânsito.

Transporte

    No que se refere ao setor de Transporte, confesso que não sou especialista no assunto. Por isso, vou apenas sugerir uma macro-divisão dos R$ 8 bilhões que lhe couberam. Eu separaria R$ 5 bilhões para o transporte ferroviário (metrô e trem), R$ 2 bi para o sistema de ônibus (principalmente com a implementação de faixas exclusivas à esquerda) e R$ 1 bilhão para efetivar a integração entre os diversos modos de transporte.

postado por: Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT