quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Parlamentar está empenhado em estudar experiências internacionais para criar modelo brasileiro


O deputado federal José de Filippi (PT-SP) falou para rádio TVPT sobre a questão da Mobilidade Urbana no Brasil. Filippi destacou a reestruturação da Frente Parlamentar da Reforma Urbana, com a mobilização da bancada petista e da senadora Marta Suplicy (PT-SP). 

A Frente tem como objetivo fazer um balanço geral das leis que estão paradas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, que precisam ser aprovadas. Outra meta é saber quais as novas leis que precisam ser criadas para melhorar a vida das populações urbanas.
O parlamentar está estudando e buscando referências internacionais e analisando como as grandes cidades e países desenvolvidos operam. “Nós temos que incentivar e melhorar rapidamente a construção dos chamados meios de transporte de alta capacidade, que é o metrô. Eu sou um grande entusiasta e fui atrás de experiências internacionais. Estou vendo como nós podemos fazer os metrôs para garantir o acesso em qualquer lugar da cidade, e que não tenha obstáculos, e que seja de alta capacidade”, disse.
De acordo com o deputado, a questão da Mobilidade Urbana precisa da união das três esferas de governo para se criar uma estrutura com transporte público de qualidade, e citou como exemplo a atual o modelo francês.  “O atual projeto do presidente da França, Nicolas Sarkozy, é de investir 25 bilhões de euros para fazer 170 km de via metroviária, com 2 anéis circundando a periferia de Paris. Ou seja, a questão da mobilidade metropolitana da grande Paris, é hoje o principal projeto do presidente da França, mostrando que a mobilidade de uma grande cidade francesa é motivo de preocupação”, destacou.
Ainda de acordo como ex-prefeito da cidade de Diadema, em São Paulo a questão do transporte coletivo tem que ser associada a um plano de uso do solo e uso adequado dos espaços urbanos. E acrescentou que a melhoria do espaço urbano, do tecido urbano e das opções de mobilidade tem que “nascer e caminhar juntas”, afirmou. “Veja, por exemplo, a zona leste de São Paulo. São 2,5 milhões e meio de pessoas que saem de manhã e vão trabalhar em outros lugares e voltam à tarde. Então, é quase um “Uruguai”. Você tem que transportar um Uruguai de manhã e levar de volta para casa à noite, então isto não pode dar muito certo. E agora com a criação dos estádios para Copa nós temos que garantir e esta tendo um investimento na zona leste, que vai propiciar mais investimentos em empregos e comércio”.
O deputado também destacou que o governo da presidenta Dilma atualmente está investindo recursos para ajudar a financiar a infra-estrutura metroviária. “A presidente Dilma esta dando exemplo e levou recursos para Salvador, Curitiba… Tem o PAC da Copa, e o PAC da Mobilidade Urbana, que é um bom começo. Ms nós precisamos de muito mais recursos. E eu quero saldar muito a vinda do governo federal e da presidenta Dilma para trazer essa contribuição e para dizer que o governo federal vai estar junto, e que vai ajudar a financiar essa infra-estrutura metroviária”, relatou.
(Ana Feltrim e Fabricia Neves -  Portal do PT)