quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Nazareno Affonso, Coordenador do MDT, criou os troféus que serão entregues aos vencedores da Bienal ANTP de Marketing 2010

Atuante no setor da mobilidade urbana, o artista plástico, fotógrafo, arquiteto e urbanista amazonense Nazareno Stanislau Affonso – coordenador do Escritório da ANTP em Brasília e coordenador do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT) – foi o criador dos troféus a serem entregues aos vencedores da Bienal ANTP de Marketing 2010, nos dias 11 e 12 de novembro de 2010, no Rio de Janeiro, durante Seminário Nacional de Premiação.



Esse evento integra a programação do 14º Congresso sobre Transporte de Passageiros (14º Etransport) e 8ª Feira Rio Transportes (8ª FetransRio), e tem o apoio Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de Rio de Janeiro e da OTM Editora.


CRIAÇÃO

Tradicionalmente, os troféus entregues aos vencedores da Bienal ANTP de Marketing devem ter a forma de um ovo, cabendo ao artista convidado a desenvolvê-los aplicar às peças a sua concepção e suas técnicas criativas. Os troféus criados por Nazareno Affonso – serão 18, ao todo – foram confeccionados com a utilização de pintura sobre ovos naturais de avestruz, com aplicação de iconografia bizantina. Foram adotadas simbologias do agradecimento e do inicio de uma nova vida. As cores com predominância do dourado trazem a imagem do caráter do ser humano. Para a confecção das peças, Nazareno teve orientação do artista plástico de origem búlgara radicado em Brasília Bisser Nai, curador de varias de suas exposições. Desde 1976, Nazareno Affonso participou de diversas exposições individuais e coletivas, como artista plástico e fotógrafo. A mais recente foi a Exibition 2010 Surrealism Now, na Casa Museu Bissaya Barreto e no Convento de Santa Ana, em Coimbra, Portugal – uma exposição internacional coletiva realizada de 20 de maio a 30 de junho de 2010 e que teve como curador Santiago Ribeiro.


Quem quiser conhecer mais a respeito do trabalho de Nazareno Affonso poderá se dirigir ao portal do artista: http://www.nazarenoaffonso.arq.br/

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT