sexta-feira, 8 de março de 2013

Perspectivas da Mobilidade para 2013: a visão do Secretariado do MDT

O MDT questiona: Quais as prioridades para 2013 no tocante à Mobilidade Urbana no País, e Joubert Fortes Flores Filho Diretor de Relações Institucionais e Recursos Humanos do Metrô-Rio/Opportrans Concessão Metroviária , Presidente da Comissão Metro-Ferroviária da Associação Nacional de Transportes Públicos - ANTP e membro do Secretariado do MDT avalia as políticas de mobilidade para 2013




Joubert Fortes Flores Filho: Os problemas relacionados à mobilidade urbana influenciam diretamente sobre a qualidade de vida da população e as políticas de estimulo ao uso de transporte individual, associadas com medidas de encarecimento do transporte público coletivo, resultam no agravamento dos problemas de mobilidade nos grandes centros. Cientes desses problemas, desde meados dos anos 90 a abordagem das políticas públicas federais passou a lidar com a mobilidade enquanto função social e econômica essencial para o desenvolvimento urbano. Atualmente, as diretrizes das políticas de mobilidade adotadas pelo governo brasileiro continuam sendo traçadas da mesma forma, buscando, como fator primordial, o incentivo à utilização dos transportes coletivos, em detrimento ao individual, e a inclusão social da população através do seu acesso ao sistema de transporte.


É fator primordial, agora, tornar a Lei efetiva, proporcionando a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e da mobilidade das pessoas. Esses fatores devem se aliar à questão da sustentabilidade do transporte, que deve contribuir com a redução dos custos ambientais e socioeconômicos envolvidos no deslocamento dos cidadãos.





Joubert Fortes Flores Filho - engenheiro eletricista, especialista em Gerência de Energia pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, atualmente é Diretor de Relações Institucionais e Recursos Humanos do Metrô-Rio/Opportrans Concessão Metroviária e Presidente da Comissão Metro-Ferroviária da Associação Nacional de Transportes Públicos - ANTP. Exerceu diversas atividades, dentre as quais destacam-se: Presidente da Associação Brasileira de Manutenção - ABRAMAN; e da Federação Íbero-Americana de Manutenção; Coordenador de Infra-estrutura Eletromecânica; e de Engenharia de Planejamento e Controle de Manutenção (infra-estrutura e material rodante) do Metrô-Rio/Opportrans Concessão Metroviária. É Co-Autor do livro "Gestão Estratégica - Indicadores de Desempenho" da coleção manutenção.