segunda-feira, 28 de julho de 2014

Pelo menos seis avenidas de Fortaleza ganharão faixa exclusiva

O Povo - Fortaleza|
Daqui a um ano, Fortaleza terá incorporados à sua malha viária 122 quilômetros de faixas exclusivas para transporte coletivo. Até outubro, haverá faixas exclusivas em pelo menos seis avenidas da Capital. As informações, apuradas pelo O POVO, devem ser oficialmente anunciadas pela Prefeitura em coletiva de imprensa marcada para a manhã de hoje, no Paço Municipal. Na ocasião, será lançado o Programa de Implantação de Faixas Exclusivas.
Conforme O POVO apurou, entre o próximo mês e outubro deste ano, serão implantados 27,4 quilômetros de corredores exclusivos na Cidade. Devem ser contempladas as avenidas da Universidade, Carapinima, José Bastos, Godofredo Maciel, Domingos Olímpio e Antônio Sales. A Antônio Sales e a Domingos Olímpio já fazem parte do BRT (Bus Rapid Transit) Antônio Bezerra/Papicu, que, para implantação, depende da conclusão dos viadutos no entroncamento das avenidas Engenheiro Santana Junior e Antônio Sales, no Cocó, prevista para outubro.
O restante das faixas para ônibus e topiques será criado até julho do próximo ano. Nesse período, a avenida Osório de Paiva também deve ser contemplada. Em todos os trechos que ganharem faixas, haverá imediata requalificação das paradas de ônibus, com novas estruturas e iluminação.
O projeto é um novo conjunto de ações do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito (Paitt), anunciado em março. Além de contar com cinco ações imediatas (veja quadro ao lado), o Paitt faz parte do Plano de Mobilidade Urbana da Prefeitura, onde estão inseridas ações de médio prazo – como a inauguração de corredores exclusivos.
Ar-condicionado
O POVO apurou também que, em até seis anos, toda a frota de ônibus de Fortaleza terá ar-condicionado. Hoje, a Capital tem 1.928 ônibus, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
A partir de agora, todo novo veículo a entrar em circulação já virá com o equipamento e haverá uma renovação mínima da frota de pelo menos 12,5% a cada ano (o que representa 241 ônibus, segundo a frota atual).
Os coletivos que circularão no BRT Antônio Bezerra/Centro (que depois seguirá até o Papicu), a ser entregue ainda este ano, terão os equipamentos e serão articulados, conforme a Prefeitura. A colocação de ar-condicionado nos coletivos de Fortaleza é promessa de campanha do prefeito Roberto Cláudio (Pros).

1.928 ônibus urbanos circulam em Fortaleza, segundo o Sindiônibus