segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Espanha: zonas-30 reduzem em nove vezes o risco de acidentes

Nos últimos tempos, as grandes cidades de todo o mundo vem transformando sua divisão dos espaços públicos por cidades mais humanizadas. As conhecidas zonas-30, onde a velocidade é bastante reduzida com relação ao resto da cidade, é uma medida que, segundo a Fundación Española para la Seguridad Vial y Movilidad Sostenible (FESVIAL), vem trazendo um impacto bastante positivo para a Espanha.
Segundo um estudo feito pela FESVIAL, o risco de acidentes nessas zonas vem reduzindo entre 15 e 30%. E o impacto sobre a gravidade dos mesmos, a diminuição, é ainda maior, de 50%. Já o aumento do uso da magrela é entre 15 e 20%.

Placa de sinalização da Zona-30

O presidente da FESVIAL, Luis Montoro, explicou que esta medida, introduzida seletivamente em determinas ruas, possui a vantagem de ser muito bem aceita pela população (especialmente pelos moradores das regiões onde a zona-30 foi aplicada) e também é bastante respeitada pelos usuários de veículos motorizados, principalmente se é feita uma boa campanha informativa antes de sua implantação.
Para Montoro, o mais importante dessa estratégia é o claro impacto positivo sobre o índice de acidentes da região. “O risco circulando a 30 Km por hora é nove vezes menor que a circulação a 50 Km por hora”, concluiu.
Ainda segundo Montoro, com um veículo a 80 Km por hora falecem 95% dos atropelados, a 65 Km por hora morrem 85% e a 50 Km por hora, 45% vem a óbito. Já a 30 Km por hora, 95% das pessoas atropeladas sobrevivem.
Os benefícios para as cidades que adotam as zonas-30 vão ainda mais além. O comercio se beneficia com mais circulação de pedestres pelas ruas, os cidadãos ganham com ruas mais seguras e movimentadas por pessoas. Além do inegável fato, uma rua onde a velocidade é reduzida ganha mais vida, as pessoas se olham mais e a interação entre pedestres, bicicletas e veículos motorizados se torna muito mais saudável.

Giuliana Pompeu