quarta-feira, 7 de setembro de 2011

MDT realiza seu primeiro Colóquio sobre mobilidade urbana sustentável em conjunto com Sindicato dos Engenheiros da Bahia

Nazareno Affonso

O coordenador nacional do MDT, o arquiteto e urbanista Nazareno Affonso participou no dia 12 de agosto, no Hotel Vila Galé, em Salvador, do Colóquio Mobilidade Urbana Sustentável, promovido pelo MDT  e pelo Sindicato dos Engenheiros da Bahia (SENGE-BA). Na ocasião, ele destacou a qualidade das discussões, afirmando que os debates souberam focalizar muito bem o fato de mobilidade não significar simplesmente a universalização do acesso ao automóvel, idéia que perpassava as políticas públicas na década de 1980. “No entanto, ainda é preciso encontrar um lugar para o automóvel em nossas cidades, integrado ao sistema de transporte público. De modo geral, nas cidades brasileiras e em Salvador também, tem um passivo de investimentos em sistemas estruturais de transporte e precisam viabiliza-los no menor prazo possível bem como os projetos de transporte não incluem uma política clara de uma política de estacionamentos, seja em áreas centrais e congestionadas seja ao longo de sistemas estruturais de transporte. Essa ausência de políticas leva os automóveis ocuparem indevidamente e, maior partes das  vezes, gratuitamente o espaço no viário, dificultando sobremaneira a fluidez do transporte coletivo e criando congestionamentos insuportável para todos”.

O presidente do SENGE-BA,  engenheiro civil Ubiratan Félix, abriu o encontro assinalando que o debate buscava não o convencimento mas o intercâmbio de soluções inovadoras que ponham em prática o principal objetivo: oferecer qualidade de vida para a população. O  secretário do Planejamento da Bahia, Zezéu Ribeiro, apresentou o projeto de mobilidade urbana em Salvador, onde a alternativa escolhida foi de um metrô na ligação entre o Aeroporto e o Centro da Cidade , afirmando ter confiança do cumprimento do desafio dos prazos da Copa 2014 e da conclusão do Metro até Pirajá, inconcluso a 12 anos . Informou também que o plano trechos de corredores de ônibus, internacionalmente conhecidos  como Bus Rapid Transit (BRT) e a revitalização do trem de subúrbio.

Participaram no encontro Aroldo Souza Andrade (Incra), Ariana Diniz (Secopa), Adriano Romariz (Detran-BA), Areobaldo O.Aflitos (Universidade Estadual de Feira de Santana –UEFS), André Barbosa Resende (Caixa), Carlos Frederico Cortes (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia –UFRB), Carlos Batinga (deputado estadual da Paraíba), Jose Denison Sobral (Associação Técnica Lauro de Freitas), Eleonora Lisboa Mascia (SEDUR), Giesi Nascimento (CREA-BA), Horácio Brasil (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Salvador – SETSP), Ilce Marília (Universidade Federal da Bahia – UFBA),               
José Renato Melo, Jonas Dantas (presidente do CREA-BA), José de J. Sodré (Sindicato dos Rodoviários),  Janeide Vitória de Souza  (UEFS), Luis Edmundo Prado de Campos (UFBA), Mário Viana (Caixa),  Márcia Ângela Nori  (UEFS) Maria Del Carmen (deputada estadual da Bahia), Marta Rodrigues (vereadora de Salvador), os engenheiros Marcelo Carneiro e Marcos  Pimentel, Marcelino Galo (deputado estadual da Bahia), Marília Cavalcanti, Pedro Rocha (Codesal), Paulo  Mota (Partido dos Trabalhadores), Penildon Pena  (UFBA), Paulo Gustavo (UFBA), Paulo César F. Teixeira  (Partido dos Trabalhadores) Renato Andrade(SENGE-BA), engenheiro Rafael Vasconcelos, vice-prefeito de Vitória da Conquista, Ricardo Marques, advogada Tatiana Matos, Vânia Galvão (vereadora de Salvador), Wellington C, Figueiredo (UFBA), Wânia Silveira da Rocha (UEFS), Celio Costa Pinto.
Movimentando 62
Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT