terça-feira, 3 de junho de 2014

Reunião da Frente Nacional de Prefeitos focalizou financiamento das tarifas, faixas exclusivas e dez anos do Bilhete Único

O MDT acompanhará nos dias 19 e 20 de maio de 2014, no Novotel Jaraguá, em São Paulo, a realização da 65ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). O encontro marcará os 25 anos de atividades da organização, que reúne os prefeitos das maiores cidades brasileiras.
Financiamento das tarifas. A manhã do primeiro dia terá foco específico na questão da mobilidade urbana. Após a solenidade de abertura, em sessão coordenada pelo presidente da Frente Nacional de Prefeitos, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, estará em debate o tema Modelos internacionais de tarifas de transporte público, dentro da visão de que o custeio do transporte público urbano aponta para um financiamento combinado entre receitas tarifárias, subsídio público e outras receitas.
Foram convidados para debater o tema das tarifas os prefeitos Fernando Haddad, de São Paulo; Gustavo Fruet, de Curitiba e Marcio Lacerda, de Belo Horizonte, e também o presidente do Senado, senador Renan Calheiros, e o deputado federal Carlos Zarattini, autor do projeto que cria o Regime Especial de Incentivo ao Transporte Urbano de Passageiros (REITUP), que prevê desonerações que favorecem a redução das tarifas do transporte público urbano. Nessa sessão, haverá ainda a apresentação das conclusões do debate que houve sobre esse tema no Fórum Urbano Mundial, realizado em Medelín, Colômbia no dia 10 de abril de 2014.
Corredores e faixas exclusivas. Ainda no período da manhã, haverá comemoração dos dez anos de implantação do Bilhete Único em São Paulo, ato seguido de um debate sobre o tema Corredores de ônibus e faixas exclusivas: desafios e avaliação, e cujo objetivo será discutir a importância de corredores e faixas exclusivas disponíveis nas principais cidades brasileiras, evidenciar os diferenciais de eficiência com a implantação de corredores e faixas, debater custos de implantação e manutenção e o reflexo na opinião pública.
A sessão será coordenada por Antônio Carlos Pannunzio, prefeito de Sorocaba, e deverá contar com a participação do ministro Gilberto Occhi, das Cidades, e dos prefeitos Fernando Haddad, de São Paulo; Eduardo Paes, do Rio de Janeiro; Antônio Carlos Magalhães Neto, de Salvador, e ainda, do médico e professor Paulo Saldiva, da USP.

Informativo MDT