terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Balanço das Ações do MDT em 2015 : o ano de concretização de resultados do projeto MDT/IBDU/Fundação Ford



Informativo MDT
Janeiro 2016

Com atividades específicas praticamente ao longo de todo o ano, é possível dizer que 2015 correspondeu ao período de concretização do projeto Fortalecendo o Direito Urbanístico e a Mobilidade Urbana para a Efetivação do Direito à Cidade conduzido pelo MDT e pelo Instituto Brasileiro de Direito Urbano (IBDU), com financiamento da Fundação Ford.
Objetivo. O projeto buscou mapear e monitorar as políticas públicas do setor em São Paulo e Santos, tendo em vista sua adequação e concretização dos preceitos, diretrizes e instrumentos da Lei da Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012). O objetivo foi analisar a implementação da Lei de Mobilidade Urbana, tendo como foco as Regiões Metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista, com a investigação de mecanismos, projetos e políticas que efetuem o direito à cidade por meio da melhoria das condições de mobilidade urbana.
Oficinas. Na segunda metade do mês de setembro e no mês de outubro de 2015, cinco oficinas promoveram a divulgação dos resultados da pesquisa Fortalecendo o Direito Urbanístico e a Mobilidade Urbana para a Efetivação do Direito à Cidade. Nessas cinco apresentações, houve mais de 100 participantes entre especialistas, autoridades e ativistas de movimentos sociais. As oficinas aconteceram em sessões específicas nas Câmaras Municipais de São Paulo e de Santos/SP; na cidade de Curitiba, durante reunião da Coordenação do Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU), por ocasião de reunião da Federação Nacional dos Engenheiros (FISENGE), no Rio de janeiro, e durante o Congresso do IBDU, em Fortaleza. Antes, no mês de abril, os primeiros resultados do projeto haviam sido base para a oficina intitulada A Mobilidade Urbana e o Direito à Cidade, durante o III Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável (EMDS) realizado em Brasília pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).
Publicações. Outro produto do projeto MDT/IBDU/Fundação Ford foi trabalho de atualização da publicação do MDT intitulada Mobilidade Urbana e Inclusão Social, editada em 2009 e que chegou, com o apoio de parcerias, a 55 mil exemplares (esgotados em inicio 2015). A atualização foi empreendida sob a coordenação do MDT, contando com a participação dos pesquisadores do projeto e do IBDU, resultando no livro Mobilidade Urbana e Direito à Cidade: Novas Conquistas 

 Como resultado adicional desse esforço foi também produzida a cartilha com história em quadrinhos intitulada A rua é nossa e não dos carros – Conquistando direitos com a Lei da Mobilidade – Lei 12.587/12  


Essa cartilha foi concebida como um complemento do livro e foi estruturada pelo MDT, fazendo também parte do financiamento do projeto. Ambas as publicações têm como destino principal serem a base dos cursos a distancia do MDT. 

Movimentando 
Informativo MDT