sexta-feira, 25 de maio de 2012

O lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias teve a presença do Coordenador do MDT, Nazareno Affonso


No dia 24 de maio foi instaurada a Frente Parlamentar em Defesa das Ciclovias e que tem como objetivos debater políticas públicas de mobilidade urbana e atuar pela implantação de ciclovias nas cidades brasileiras. O ato de lançamento foi realizado no Plenário 13. Antes disso houve um passeio ciclístico da Catedral até a Câmara.

A iniciativa de criação da Frente Parlamentar é das deputadas Marina Santanna (PT-GO) e Rebecca Garcia (PP-AM) e dos deputados Márcio Macêdo (PT-SE), Policarpo (PT-DF) e Vicentinho (PT-SP)- este não pode participar da solenidade. Entre as metas da Frente Parlamentar estão também a discussão de medidas de integração entre a bicicleta e os modos coletivos de transporte, e o incentivo à adoção de políticas e ações para implementação de infraestrutura do sistema cicloviário brasileiro.

Além de parlamentares que integram a frente, participaram da solenidade de lançamento o Dep. Amauri (PT -BA), Dep.Jesus (PT-SE), Dep.Serkis (PV-RJ); Dep.Rosana Ferreira (PV_PA),  representantes dos ministérios dos Transportes, da Saúde, do Meio Ambiente - Secretário Nacional de Gestão Hídrica e Urbana) e das Cidades;  pela Sociedade Civil o MDT através de seu Coordenador Nacional, o  dirigente da ANTP Goiás, a União dos Ciclistas do Brasil, Rodas da Paz, Pedal Goiano, Universidade Nacional de Brasília.

O coordenador do MDT, falou da importância da Lei da Mobilidade Urbana para os movimentos e entidades da sociedade civil de organizarem para não permitir no primeiro momento que novas obras de mobilidade privilegie o automóvel e que agora é lei que devem primeiro garantir espaço no sistema viário para as calçadas , ciclovias ou ciclofaixa , transporte coletivo e só então ter espaço para os automóveis e que não pode exceder 30% do viário. Disse também da necesidade da integração com os sistemas de transportes públicos, atenção a segurança nos casos de vias compartilhadas que exceda 50 km hora e da importancia do engajamento na Jornada Brasileira " Na Cidade Sem Meu Carro", organizada nacionalmente pela ONG RUA VIVA e defendeu que a indústria automobilística precisa definir sua contribuição para a mobilidade sustentável para  retribuir , nem que seja em parte as benesses do governos desde que se instalaram no Brasil.

Rebecca Garcia, que será coordenadora da Frente na Região Norte, disse que pretende viabilizar propostas alternativas e sustentáveis para aumentar a quantidade de ciclovias, e fortalecer o Fórum das Bicicletas na Amazônia.

A Frente Parlamentar aprovou seu estatuto, decidiu fazer audiencias públicas nos vários Estado a começar pelo Distrito Federal e Aracajú  e discutir se incorpora as calçadas no seu escopo, bem como dar atenção especial a questão da segurança de trânsito.