sexta-feira, 11 de maio de 2012

NTU realizou o pré-lançamento do portal BRTBrasil, a respeito de sistemas estruturais de transporte público urbano sobre pneus




Em 8 de maio de 2012, data da abertura do 2º Seminário Nacional de Mobilidade Urbana e da II EXPO Mobilidade Urbana, eventos organizados em São Paulo pela ANTP, a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) promoveu o pré-lançamento do portal BRTBrasil, que entrará em operação efetiva no final deste mês.

Garantir o sucesso dos BRTs.

O portal BRTBrasil será o canal de comunicação para divulgação do Programa BRT Brasil, uma iniciativa da NTU com o propósito de garantir o sucesso dos novos sistemas de BRT em implantação ou revitalização no País., e acompanhar a operação desses sistemas após o término das obras.

Impulso.

Vinte projetos de BRT integram o plano de mobilidade urbana para as cidades-sede da Copa 2014. A NTU acredita que os bons resultados a serem obtidos com a operação desses novos sistemas deverão impulsionar a ampliação de investimentos em mobilidade urbana nas médias cidades brasileiras.

Endereço.

Acesse o portal BRT Brasil por meio de link ao final desta notícia.



Informativo ANTP

Década de Ação pela Segurança no Trânsito completa um ano. Avançamos mas ainda há muito a ser feito até 2020



Hoje celebramos um ano da campanha da OMS chamada de a “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”.
Segundo dados das organizações, 1,3 milhões de pessoas morrem por ano devido à violência no trânsito, o que significa uma morte a cada 30 segundos. 

Das vítimas de acidentes, 50 milhões sobrevivem, mas com ferimentos graves e possíveis sequelas. Ainda segundo estimativas da ONU, as despesas com isso somam estratosféricos US$ 518 bilhões por ano e, se as estatísticas mundiais são alarmantes, as que dizem respeito ao Brasil são ainda mais.


Estamos entre os cinco países que mais registram mortes. 

A Década abrange cinco pilares sobre os quais estão sendo desenvolvidas as ações: gestão da segurança do trânsito; infraestrutura mais segura e mobilidade; veículos mais seguros; usuários mais seguros e atendimento às vítimas. Nosso desafio é o de – como nos outros países dos BRICs – seguir firme em seu desenvolvimento sem que o trânsito fique ainda mais violento.

"Tivemos acordo com dados do Ministério da Saúde, 145,9 mil pessoas, vítimas de acidentes de trânsito, foram internadas no ano passado e tiveram tratamento coberto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Um custo de cerca de R$ 187 milhões e as mortes no trânsito aumentaram de 37.594, em 2010 para 42.844, em 2011.  Ações nos três níveis de Governo precisam ser feitas para de fato enfrentarmos esta carnificina" diz Ailton Brasiliense - Presidente da ANTP.

Vida no Trânsito

O projeto Vida no Trânsito recebe investimentos do Bloomberg para o desenvolvimento das ações propostas em cinco cidades brasileiras (Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Palmas e Teresina) e é uma das principais contrapartidas do Brasil para participar da Década. A metodologia é baseada na Estratégia de Proatividade e Parceria (EPP), da ONG Global Road Safety Partnership (GRSP), que tem três focos: integração das informações sobre vítimas graves e fatais, identificação dos fatores de risco e a intervenção de forma integrada com base na análise de dados. 

O projeto Vida no Trânsito busca desenvolver ações para prevenir acidentes, especialmente os causados por excesso de velocidade e alcoolemia.

"Ainda há muito a ser feito. Vamos mudar nossa postura no trânsito e cobrar das autoridades medidas para melhorar nossa qualidade de vida. As mortes no trânsito são evitáveis e os traumas nos acidentes dos familiares e amigos são terríveis", comenta o coordenador do MDT Nazareno Affonso.