segunda-feira, 11 de abril de 2011

Evento Internacional discute Mobilidade urbana

A mobilidade urbana é um problema mundial. A população cresce, novos empreendimentos são lançados, porém a infraestrutura das cidades permanece estagnada. Hoje já somos 3,5 bilhões de pessoas e a expectativa é de que em 2030 o contingente chegará a 4,9 bilhões. Com essa concentração ímpar de pessoas, as sociedades urbanas do século 21 serão o grande desafio dos gestores públicos. No Brasil, as cidades já abrigam 84% da população, gerando 90% da riqueza. Nos próximos 40 anos, as áreas urbanas do país abrigarão 20 milhões de novos moradores, o equivalente a duas cidades de São Paulo.

É preciso que governantes e representantes da sociedade como um todo se mobilizem para acompanharem essa transformação global. Pensando nisso é que foi criada a Rede Mundial Cities for Mobility, sediada em Stuttgart na Alemanha, maior entidade privada do planeta que trata sobre Mobilidade Urbana, que realiza anualmente um Congresso Mundial sobre o tema. Neste ano, o evento internacional será realizado em Florianópolis, Santa Catarina, intitulado Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana, tendo como promotora a Shopconsult, com o apoio institucional do Ministério das Cidades e da Rede Mundial Cities for Mobility, que auxiliará em toda a parte conceitual e do programa do evento, composto por especialistas e entidades internacionais.

O objetivo do evento, que terá como palestrantes os mais renomados profissionais do setor, com reconhecimento mundial, é promover a troca de experiências entre cidades e países para a solução de problemas de mobilidade urbana.Será um evento internacional que foi captado para ser realizado em Florianópolis. Teremos dentro do temário um painel sobre Santa Catarina, mas nosso foco será debater e traçar projetos em nível nacional e internacional, e poder vislumbrar planejamentos compatíveis para os próximos 50, 70 anos para as Cidades, comenta Hamilton Lyra Adriano, presidente do Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana.

O evento trará profissionais especializados do mundo todo discutindo assuntos como acessibilidade de pedestres e ciclovias, estratégias e planejamento para soluções em mobilidade urbana e as novas tecnologias. O Fórum servirá como uma plataforma de comunicação e informação que reunirá lideranças e gestores públicos do Brasil, foram convidados os mais de 600 associados da Rede Cities for Mobility de todo mundo, representantes do setor privado, civil, técnicos e profissionais atuantes da área, além do meio acadêmico em geral, destaca Hamilton.

A expectativa da organização é que em torno de 800 pessoas participem do fórum. “O evento proporcionará visibilidade a todos os participantes, uma vez que reunirá os maiores representantes e interessados no assunto, com posicionamento frente à um mercado debatido mundialmente em busca de novas opções e soluções inteligentes e que demandem amplo planejamento, completa Lyra.


Programa e Palestrantes


O Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana está dividido em seis segmentos. A palestra inaugural, Soluções para a Mobilidade Urbana, será ministrada por Guillermo Peñalosa, canadense, que pertence a 8-80 Cities, uma organização canadense internacional, sem fins lucrativos, cujo objetivo é contribuir para a criação de vibrantes cidades e comunidades saudáveis, onde os moradores desfrutam de grandes espaços públicos.

A segunda sessão, Transporte Público: Além do BRT - Veículos leves sobre trilhos (VLT) ou metrô?, será coordenada pelo colombiano Carlos Felipe Pardo, responsável por grandes estudos da interferência das grandes cidades no clima mundial,  e pelo alemão Niklas Sieber, um dos mais importantes pesquisadores sobre transporte.

O debate Andar de Bicicleta e Andar a Pé:  Uma nova perspectiva para as sociedades dependentes de carros terá como coordenadores   Ton Daggers, holandês autor de trabalhos relacionados aos problemas de transporte em meio urbano em cidades européias e latino-americanas, e pelo inglês Rodney Tolley, autor de pesquisas sobre gestão do tráfego ambiental e caminhadas e uso da bicicleta em planos de transporte.

A sessão sobre O carro nas cidades terá como mediadores Klaus Banse , da Colômbia, atuante nas áreas de transporte, planejamento e gestão e o brasileiro Lincoln Paiva, diretor da Green Mobility, especialista em mobilidade sustentável.

O planejamento no esporte também terá espaço no evento, com a sessão A Copa do Mundo de 2014 - Organização de sucesso e benefícios de longa duração para as Cidades. Patrick Daude, representante do Cities For Mobility, da Alemanha, integrante da equipe de Política da Prefeitura e Câmara Municipal de Stuttgart e coordenador do Cities For Mobility; e ainda, representantes das operações das últimas Copas do Mundo serão os especialistas/mediadores.

Santa Catarina terá um painel no evento intitulado A questão da Mobilidade Urbana nas Cidades Catarinenses que será coordenado por Giselle Xavier, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), contando com a participação de algumas entidades públicas e privadas de nosso Estado, e seus anseios, na busca por esta visão de planejamento a curto, médio e longo prazos.

A ideia dos painéis é propor uma reflexão sobre o tema a partir de diagnósticos e de exemplos que apresentam bons resultados, destaca o presidente do Fórum, Hamilton Lyra Adriano.


Inscrições


As inscrições para o Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana estão abertas e devem ser realizadas pelo portal www.mobilidadenascidades.com.br até 18 de abril.

Após essa data, caso ainda existam vagas, as inscrições só poderão ser feitas pela ShopConsult
ou ainda pelo CHAT ON LINE no portal do evento.

O evento será realizado nos dias 26 e 27 de abril, no Teatro Pedro Ivo, na rodovia SC-401 em Florianópolis, Santa Catarina.


Cristina Badddini Lucas - Assessora do MDT