segunda-feira, 1 de abril de 2013

Parabéns Brasília pela cidadania na faixa do trânsito!


"A partir do próximo ano, será mentira dizer que o pedestre não existe em Brasília"
Coronel Azevedo há 16 anos atrás, quando escolheu o dia da mentira para iniciar a fiscalização das faixas de pedestres.
Me lembro muito bem quando perguntei ao Cel Azevedo, o mentor da idéia da "faixa cidadã em Brasília", do porquê iniciar a fiscalização da faixa no dia primeiro de abril - o dia da mentira - e assim ele me respondeu : "Porque desejo que a partir do proximo ano será mentira dizer que o pedestre não existe em Brasília". Saudades desse grande combatente pela paz no trânsito, ele que faleceu no ano passado, deixando um grande vazio nessa luta.
Lembro dele levando para mim (então Secretário de Transporte) e ao Robero Aguiar (Secretario de Segurança Pública, ambos do Goveno Cristovam Buarque) a proposta de fiscalizar as faixas de pedestre, desde aquela epóca faz parte do Codigo Brasileiro de Trânsito (lei 9503/97) e praticamente sem qualquer fiscalização do Poder Público em todo Brasil. Era um acinte à cidadania, que infelizmente ainda continua assim na grande maioria das cidades do país, onde o pedestre é um cidadão de segunda classe.
O Coronel Azevedo, com nosso apoio e principalmente, com a anuência do Governado Cristovam Buarque, voltou a articular ao que chamamos de "Midia Cidadã do Trânsito", uma parceria do Correio Brasiliense e a TV Globo (na pessoa do Alexandre Garcia) , com o Programa Paz no Trânsito, que em três anos reduziu em 50% o número de mortos no trânsito. Uma contagem regressiva no jornal avisava aos motoristas que começaria a partir do dia primeiro de abril a fiscalização com multas das faixas de pedestre no Distrito Federal. Apareceram bailarinas (como a da imagem dessa materia do Correio Brasiliense); escolas e mais escolas com seus alunos atravessando na faixa de pedestre com a ajuda de policiais do batalhão de trânsito; entrega de rosas brancas para os motoristas que paravam nas faixas; e por aí vai.
Então no dia primeiro de abril, o Cel. Azevedo colocou no Plano Piloto um policial em cada faixa com um talão de multa. Foram inumeras colisões nas traseiras dos carros noticiada em primeira página pelo Jornal Correio Brasiliense. No final, o mês de abril foi considerado como "O Mês de Educação dos Motoristas" e as multas foram anistiadas.
O interessante foi notar que rapidamente os motoristas se disciplinaram e começaram a parar mesmo quando o pedestre atravessava fora da faixa. Foi a partir daí que o Governo iniciou a campanha para educar o pedestre que era mais seguro atravessar na ir para a faixa e respeitar a sinalização semafórica quando esta dava prioridade aos veículos. Em seguida, junto com o DETRAN, a fiscalização se espalhou pelas demais Administrações do Distrito Federal e três meses depois, nascia em Brasília o motorista cidadão, dando cidadania aos pedestres nas faixas de segurança.
E essa cidadania, mesmo em Governos contrários ao Programa Paz no Trânsito, continuou vivo no povo brasiliense e nas ações de Governos.
Quero com essas linhas trazer nesta data a lembrança e homenagear com saudades esse grande combatente, o Coronel Renato Azevedo, que permitiu a Brasília ser o ícone da cidadania na faixa de pedestre no Brasil.
Parabéns Brasília pela cidadania na faixa do trânsito!
Urbanista Nazareno Stanislau Affonso