segunda-feira, 18 de abril de 2016

Temas da mobilidade sustentável e Paz no trânsito têm forte presença no plano de comunicação do Fórum Nacional da Reforma Urbana


Número 117 - Março 2016 -   Matéria 02/9

O MDT tem significativa participação no desenvolvimento do Planejamento Detalhado de Comunicação do Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU) para 2016, com acompanhamento do Grupo de Trabalho de Comunicação e da Coordenação Executiva do FNRU. As ações compreendem 21 edições regulares do boletim eletrônico, além da atualização do website e o trabalho nas redes sociais (Facebook, Twitter, YouTube, Issuu, FlickrSoundCloud).
“Ao longo de todo o ano, nós, do MDT, contribuiremos na abordagem de temas que, em sua essência, correlacionam mobilidade sustentável, Paz no Trânsito, habitação e reforma urbana”, disse Nazareno Affonso, coordenador nacional do MDT e integrante do GT de Comunicação.
Entre os assuntos previstos está um artigo de Nazareno Affonso sobre Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12), que completa quatro anos de vigência em abril de 2016. O objetivo do artigo é fazer um balanço dessa política, quais os avanços e as dificuldades na sua implementação. Será publicada uma entrevista com o coordenador do MDT ou um artigo de sua autoria sobre a experiência da Jornada Internacional e a Jornada Brasileira ‘Na Cidade, Sem Meu Carro’, iniciativas que mostram as vantagens do transporte coletivo sobre o individual.
Ainda sobre a Mobilidade, estão previstas uma entrevista com o Alcides Amazonas, subprefeito da região central da Sé, na capital paulista, a respeito da Mobilidade Urbana nessa parte da cidade; uma reportagem sobre a Avenida Paulista, aberta aos domingos como modelo de utilização dos espaços públicos para lazer; a experiência do bilhete único na capital paulista, com as modalidades semanal e mensal implantadas há dois anos; os corredores e faixas exclusivas de ônibus. com foco sobre a questão do transporte individual versus transporte coletivo e sobre a diminuição do tempo de viagem, o que favorece os trabalhadores que utilizam o transporte. Será ainda abordado o tema das ciclovias, com apoio de um grupo de cicloativismo; o foco deverá ser hoje, 19 de abril, celebrado como o Dia Mundial da Bicicleta, o que traz a tona o debate das ciclovias nos centros urbanos.
A pauta dos boletins inclui ainda os dez anos do Conselho Nacional das Cidades, com a elaboração de uma retrospectiva das ações naquele colegiado. O conjunto de assunto também dará ênfase à Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável (Habitat III), que acontecerá em Quito, Equador, em outubro de 2016. No final do ano, serão discutidas as perspectivas da Reforma Urbana para 2017.