quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Contagem regressiva da Jornada Brasileira "Na Cidade Sem Meu Carro" 2010.

BH - Jornada 2007


A Semana Brasileira de Trânsito (16 a 22 de setembro) e a Jornada “Na Cidade Sem Meu Carro” (22 de setembro) oferecem um momento de reflexão sobre a realidade devastadora do trânsito de nossas cidades e sugerem a busca por possibilidades de se alterar este quadro.




O mundo já tem mais de 1 bilhão de veículos e eles representam uma das principais fontes de emissão de gases que intensificam o efeito estufa e acentuam mudanças do clima. Desde 1961, a quantidade de dióxido de carbono (CO2) despejada pela humanidade na atmosfera com a queima de combustíveis fósseis cresceu dez vezes. Essa descarga de poluentes é que provoca o aquecimento do planeta, causando secas, tornados, inundações, acidificação dos oceanos e a extinção de espécies.





As invisíveis partículas que saem dos escapamentos dos automóveis matam. Cerca de dez pessoas morrem em São Paulo por dia em decorrência dos poluentes do ar e mais 200 adoecem com pneumonia, asma ou sofrem infarto do miocárdio. A velocidade média nos piores horários vem diminuindo. Em 2005, a velocidade era 28 quilômetros por hora; em 2006, 25 quilômetros por hora; e no ano passado, 24 quilômetros por hora. E o pior, cerca de 35 mil pessoas são enterradas todo ano no Brasil e os feridos lotam os hospitais por conta do trânsito.






A Jornada


A idéia da mobilização por um dia sem carros surgiu na França, em 1997 e em poucos anos conquistou a União Européia. Em 2008, 2102 cidades de 36 países envolvidas na mobilização. A versão brasileira da Jornada começou em 2001 com 11 cidades envolvidas. Em 2002, o número de cidades engajadas subiu, ainda timidamente, para 17. Em 2003, o movimento alcançou 23 cidades, saltando para 33 em 2004, e para 43 em 2005. Em 2006, 51 cidades do País participaram e, entre essas, havia 17 capitais. Em 2007, participaram 56 cidades, dentre as quais 18 capitais e em 2008 participaram apenas 34 cidades, devido às restrições eleitorais. Em 2009 pouco mais de 20 municípios brasileiros aderiram à mobilização.


Vale ainda destacar que este momento é de extrema importância para o Movimento, uma vez que as grandes cidades sofrem com o agravamento da crise de mobilidade, principalmente pelo crescimento indiscriminado do uso do automóvel e da falta de políticas adequadas e de investimentos no transporte público.

O MDT recomenda: dia 22, deixe o carro em casa 

Cristina Baddini Lucas- Assessora do MDT