terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Feliz Ano Novo!

Arte: Nazareno Affonso
Mais um ano chegou ao fim e o início de um novo ano é um período de reflexão em que renovamos as esperanças e listamos o que queremos que mude no ano que inicia. 


A dificuldade na mobilidade urbana interfere no tecido social, prejudica as relações sociais e contribui para o quadro da perda da qualidade de vida.  Privilégios na circulação precisam ser alterados dentro de uma concepção que não exclua as pessoas.  O automóvel, que ocupa 60% do espaço disponível para a circulação nas cidades,  transporta somente cerca de 20% da população. Há uma apropriação privada do espaço construído para o coletivo.

Sem contar que a cada ano, mais de 30 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito. Esse número só diminuirá quando houver uma mudança de comportamento por parte dos motoristas.  Além de ações e campanhas educativas permanentes,  de uma fiscalização mais eficiente e rigorosa, é importante convocar toda a sociedade a assumir sua responsabilidade com vistas à redução e prevenção de acidentes, assim como está previsto pela OMS – Organização Mundial de Saúde a redução de 50% dos acidentes de 2011 a 2020 em todo o mundo.

Democratizar o uso do espaço urbano exige das autoridades eleitas este ano uma nova postura, uma atitude mais firme em defesa da vida e do meio ambiente. A paz no trânsito e o transporte público de qualidade é um direito do cidadão e um dever do estado. Portanto, a mobilidade urbana sustentável é uma política pública de responsabilidade dos municípios, estados e União.


Aproveite o início deste ano para refletir sobre o seu comportamento na cidade e comece 2011 com uma verdadeira proposta de uso do transporte público e dos meios não motorizados de locomoção.

O MDT deseja a todos um maravilhoso ano!