sexta-feira, 1 de julho de 2016

'Rumos - Discussões disruptivas em mobilidade urbana'

O Greenpeace realizou no fim de maio de 2016, em São Paulo, um encontro qualificado como “desconferência”, com o título Rumos - Discussões disruptivas em mobilidade urbana. O coordenador nacional do MDT, Nazareno Affonso, foi convidado a participar da sessão que se desenvolveu no final manhã, com o tema O deslocamento na cidade é necessário?; contudo, por orientação médica, viu-se obrigado a não viajar de Brasília à capital paulista.
Deslocamentos são sempre necessários? Quanto à sessão O deslocamento na cidade é necessário?, os organizadores explicaram que, normalmente, ao discutir mobilidade urbana, tem-se como premissa a necessidade de deslocamento das pessoas pela cidade e indagaram se o transporte é, de fato, sempre necessário. A proposta para essa mesa foi fugir da discussão da oferta de transportes para atendimento de uma demanda de deslocamento e focalizar a necessidade real das viagens pela cidade. Participaram do debate Letícia Lemos (LABcidade) e Ronaldo Balassiano (COPPE/UFRJ).
“Desconferência.” O evento do Greenpeace, que pode ser integralmente visto em vídeo a partir de link ao final desta notícia, não seguiu uma estrutura tradicional e, por essa razão, não se assemelhou a um seminário tradicional, mas, sim, a uma conversa. No centro da atividade foram colocadas cinco cadeiras, três das quais ocupadas pelos especialistas convidados e as outras mantidas disponíveis para serem ocupadas por qualquer pessoa na plateia, uma vez que o objetivo declarado dos organizadores foi fomentar um debate o mais participativo possível. O formato buscou romper com a baixa interação entre platéia e mesa observada nos seminários tradicionais sobre mobilidade urbana.

Movimentando
Informativo MDT
número 119