segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Não perca esta semana o 18º Congresso da ANTP

De 19 a 21 de outubro de 2011, no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, o 18º Congresso da ANTP oferecerá 76 sessões, incluindo as solenidades de abertura e de encerramento, e sessões especiais, entre elas a de entrega do Prêmio ANTP de Qualidade.

Sessões temáticas.

Serão dez as sessões temáticas, organizadas pelas Comissões Técnicas da ANTP, referentes às áreas de Pesquisa de Opinião, Meio Ambiente, Trânsito Transporte Metroferroviário, Bicicleta, ITS (Sistemas Inteligentes de Transporte), Ônibus, Qualidade e Produtividade, Economia e Circulação & Urbanismo.

Conferências principais.

No conjunto das cinco conferências principais se referem serão debatidos os grandes eventos e seus impactos na mobilidade urbana, a questão da inclusão social possibilitada pela integração temporal e pelo uso de cartões inteligentes, e também o tema do uso da tecnologia no monitoramento e gestão da mobilidade urbana, além de dois grandes de interesse mundial: a Década Mundial de Segurança Viária – 2011/2020, mobilização convocada pela ONU e à qual o Brasil aderiu, e a conferência ambiental Rio+20, também estruturada pela ONU, e que fará um balanço das duas décadas que decorreram desde a conferência ambiental do Rio de Janeiro em 1992.

Painéis.

Os 15 painéis de debate cobrirão temas concernentes a diferentes aspectos da mobilidade urbana. No campo do trânsito, as consequências da forma como vêm sendo utilizadas as motocicletas no Brasil, a melhoria da gestão do trânsito e conquistas e desafios da educação de trânsito. Haverá espaço para dois temas internacionais, com a discussão da realidade dos metrôs na Europa e na América Latina, e a formulação de um cenário internacional do transporte público. Também terão lugar o tema da gestão da inovação para a sustentabilidade no setor e na sociedade, a questão da mobilidade para cidades sustentáveis e projetos de BRT no Brasil e nas cidades que serão sedes da Copa 2014. Estarão ainda em foco as perspectivas do transporte ferroviário, incluindo o Trem de Alta Velocidade (TAV) e o transporte ferroviário regional; o papel do transporte público na estruturação das regiões metropolitanas, o transporte urbano na macro metrópole de São Paulo, a questão da mobilidade urbana contraposta ao problema do aquecimento global, a pesquisa e qualificação dos profissionais do setor, e o tema da comunicação e do marketing aplicado ao transporte público.


259 trabalhos técnicos

O 18º Congresso contabilizou 259 comunicações técnicas a serem apresentadas em 37 sessões, distribuídas nos quatro eixos temáticos:  Eixo 1 – ‘Questão urbana, meio ambiente e transporte não motorizado’, foram entregues 70 trabalhos, com a seguinte distribuição por temas: Meio Ambiente (9), Mobilidade urbana (13), Planejamento e gestão urbana (33) e Transporte não motorizado (15). No Eixo 2 – ‘Qualidade, marketing e tecnologia’, são 79 os trabalhos entregues, com a seguinte distribuição: Desenvolvimento Tecnológico ‎(31), Gestão de Qualidade no Transporte Público e Trânsito (29), Marketing (19). No Eixo 3 – ‘Transporte público’, foram entregues 54 trabalhos, com a seguinte distribuição temática: Concepção e planejamento (25), Financiamento e custeio (4), Gestão do Transporte Público (13) e Implantação e operação (12). No Eixo 4 – ‘Trânsito’, foram entregues 56 trabalhos, distribuídos por quatro temas: Circulação urbana da carga (4), Operação de trânsito (5), Programas e políticas de segurança no trânsito ‎(38) e Restrição de acesso e circulação de veículos (9).

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT