segunda-feira, 4 de julho de 2016

Coordenador do MDT, Nazareno Affonso, participará do I Seminário Metropolitano Cidades Inteligentes



O Seminário Metropolitano “Cidades Inteligentes – Juntos pela mobilidade sustentável e segura” é um evento de caráter técnico e institucional sobre mobilidade e saúde.

Serão dois dias de debates, troca de experiências e de informações com foco no transporte público, modais não motorizados, que inclui ciclistas e pedestres, e no meio ambiente, priorizando os diversos impactos na saúde pública.

O Seminário busca, fundamentalmente, estabelecer objetivos adequados à realidade da Região Metropolitana de São Paulo, capazes de efetivamente contribuir para o alcance das metas estabelecidas pela ONU que visam à redução de acidentes com vítimas fatais.

O propósito é envolver os diversos setores da sociedade no compromisso em trilhar caminhos mais sustentáveis, seguros e adequados dentro da perspectiva de reversão do panorama atual.

O desafio está lançado.

Venha fazer parte desse movimento por mobilidade sustentável e segura. 


O MDT apoia este movimento..


Objetivos

Foram estabelecidos 4 grandes objetivos para direcionar nossos debates e discursões, facilitando a concretização das metas.



Entender o comportamento dos paulistas no seu modo de se relacionar com a mobilidade urbana, em especial: na utilização do cinto de segurança, rodízio, corredores e faixas exclusivas de ônibus, ciclovias, ruas de lazer, redução da velocidade nas vias e multas de trânsito.

Revelar experiências bem-sucedidas na priorização do transporte público e no incentivo ao uso do transporte não motorizado, como a bicicleta. Como garantir a segurança do pedestre e de cidadãos com deficiência de locomoção (cadeirantes, deficientes visuais).

Incorporar iniciativas nos programas de governo e nas políticas públicas municipais de mobilidade urbana e de saúde pública que atendam às definições estabelecidas pela ONU para toda a Região Metropolitana de São Paulo.

Ampliar canais para comunicar com transparência as informações, a participação social e a consolidação de parcerias