quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Consolidando a Nova Agenda Urbana




Neste domingo, 16 de outubro, começaram oficialmente as atividades da Habitat III, a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável. São diversas assembleias, atividades culturais, mesas redondas, eventos de networking, sessões especiais e workshops que acontecem até esta quinta-feira, dia 20. O Instituto Pólis está presente no encontro junto com outras organizações da Plataforma Global pelo Direito à Cidade.



A Plataforma Global pelo Direito à Cidade é uma rede global criada com o intuito de promover o reconhecimento, implementação e proteção do Direito à Cidade em tratados e acordos internacionais e nas legislações nacionais e locais de governos em todo o mundo. A Habitat III é o momento-chave para a consolidação da Nova Agenda Urbana, que guiará o desenvolvimento das cidades pelos próximos 20 anos.






Destaques:
"Alguns países, especialmente os mais desenvolvidos, foram contra a visão de cidade como bem comum. É por isso que não há a definição de cidade como bem comum na Nova Agenda Urbana. Eles tiraram porque isso é o oposto da visão de cidade competitiva, de cidade como negócio.
O Direito à Cidade é uma visão da cidade para as pessoas que vivem na cidade."


Nelson Saule Júnior, diretor do Instituto Pólis, na mesa Dialogues: Right to the City and City for All, que ocorreu na manhã desta terça-feira. Foto: Betânia Alfonsin
"O Estatuto da Cidade foi uma aposta dos movimentos sociais e urbanistas, e é uma importante conquista. Mas devemos fazer uma leitura crítica do Estatuto, que em algumas passagens chega a ser "market friendly" e vai contra o Direito à Cidade. A conquista de leis em favor ao Direito a Cidade também não é suficiente - é preciso que as organizações e movimentos sociais estejam ativos para que os conteúdos das leis sejam efetivos nas cidades." 

Rodrigo Faria, assessor de relações internacionais do Instituto Pólis no Side Event: The Implementation of NUA in Latin America, no domingo, 16.