terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Novo ministro defende gestão e resultados à frente das Cidades

O novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), defendeu nesta segunda-feira uma "boa gestão" à frente da pasta e disse que pretende ter, no primeiro escalão do governo federal, "foco incansável para a coisa pública". Em seu discurso de posse, Ribeiro relembrou que a classe política, em meio a tantos escândalos e suspeitas de irregularidades, está desacreditada, mas disse que buscará fiscalizar "pessoalmente" o andamento de obras, com interlocução junto a órgãos de controle, para garantir o cumprimento dos projetos do governo.
"Nos dias atuais é forçoso reconhecer que vivemos um clima de grande ceticismo em relação à política. Refleti bastante sobre qual papel caberia desempenhar (na pasta). Pessoalmente tratarei da interlocução com órgãos de controle e fiscalizarei o andamento das obras para garantir o cumprimento das metas", disse o novo ministro.
"É possível, sim, ter sensibilidade social à flor da pele e foco incansável para a coisa pública. É possível, sim, pensar grande e agir no detalhe na hora de executar. Isso é modernidade na hora de fazer política, é romper o falso dilema entre política e gestão", afirmou ele. "A boa gestão na vida pública tem que ser política, política no sentido mais amplo. A boa política nos dias de hoje tem que estar baseada na gestão, nos resultados, na realização, no alcance de metas, na busca pelo avanço. Gestão será a nossa prioridade, nossa diretriz e minha maior missão no Ministério das Cidades."
Terra

Novo ministro das Cidades diz que presidenta pediu atenção para Copa

O novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), disse que a presidenta Dilma Rousseff pediu atenção às obras de mobilidade para a Copa do Mundo.

A pasta que Ribeiro assume está relacionada à Copa do Mundo principalmente nos temas da mobilidade urbana. Apesar da maior parte dos investimentos ser executada pelos governos estaduais e municipais, é responsabilidade do ministério o acompanhamento e coordenação das obras.

Assim, a pasta tem papel atuante, por exemplo, nas desapropriações, que têm sido alvos de críticas de movimentos sociais e da relatora especial para o Direito à Moradia da ONU.

As alterações na chamada Matriz de Responsabilidades que envolvam mobilidade urbana também passam pela pasta

O novo ministro já se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff. Segundo ele, a missão dada pela presidente é a de superar os obstáculos burocráticos que envolvem principalmente as obras para a Copa de 2014 e moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. Sobre as críticas, Ribeiro preferiu a cautela ao dizer como atingir os objetivos propostos pela presidenta e evitar atrasos nas obras para o Mundial.

globo.com