sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Caminhando na direção certa: promover o transporte sustentável na Semana de Mobilidade


Por ocasião da Semana de Mobilidade (16-22 setembro de 2012), a União Internacional dos Transportes Públicos (UITP) reafirma sua posição de que um compromisso de longo prazo de investimento em transporte público é a chave para libertar as nossas cidades do congestionamento e incentivar o desenvolvimento de economias sustentáveis.

Com cerca de 90% dos latinos vivendo em ambientes urbanos até 2020, o transporte público é essencial para garantir a qualidade de vida e  um crescimento verde. Incentivar a transferência modal de modos motorizados privados para o transporte público e não motorizado aliviará as cidades congestionadas, com menor consumo de energia e redução das emissões de gases de efeito estufa. 

O transporte público também desempenha um importante papel sócioeconômico, facilitando o acesso à educação, aos serviços de saúde e às atividades econômicas, permitindo que eles funcionem corretamente e proporcionando a todas as classes sociais uma forma de mobilidade acessível, limpa e agradável. 

“Este ano, a Semana de Mobilidade destaca a importância do alívio no congestionamento, melhorando a qualidade de vida e fornecendo soluções de mobilidade sustentável e fluida em nossas cidades", disse o secretário-geral da UITP, Alain Flausch. "Estamos convencidos de que o transporte público, é sócio-economicamente benéfico para o meio ambiente e, está idealmente posicionado para enfrentar os desafios da urbanização crescente nos próximos anos". 

Exemplo de Transporte Público e Estilo de Vida no
Metro de Santiago: Internet Wi-Fi aos passageirosO setor de transporte público tem trabalhado incansavelmente nos últimos anos, juntamente com outros “modos compartilhados" (por exemplo, carros ou biciletas) para fornecer uma oferta mais completa aos clientes e serviços adequados ao estilo de vida para garantir a mobilidade urbana integrada. "A fim de conseguir isso é preciso haver um quadro legal sólido, planejamento urbano integrado, vontade política, prioridade ao transporte público e "modos compartilhados" , bem como soluções inovadoras de TI para a operação de transporte público, informações aos clientes e emissão de bilhetes", acrescentou Flausch. 

"Há muitos exemplos positivos em todo o mundo e as cidades que participam na Semana da Mobilidade, são bons exemplos da vontade de trabalhar para esse objetivo." 

A semana culmina com 'Na cidade sem meu carro' evento, que está em funcionamento desde 2000, e muitas cidades aderindo através da reserva uma ou várias áreas apenas para pedestres, ciclistas e transporte público o dia inteiro. 

A UITP apoiou desde o inicio os países da União Européia que lançaram a Jornada "Na Cidade Sem Meu Carro", em 22 de Setembro de 2000, um movimento por uma reforma urbana e por uma melhor qualidade de vida. 
Desde a sua introdução em 2002, o seu impacto tem crescido constantemente em toda a Europa e em todo o mundo, até mesmo em muitas cidades da América Latina. Em 2010, um número recorde de 2.268 cidades, representando cerca de 227 milhões de cidadãos, registados oficialmente para a campanha. Um total de 7.506 medidas permanentes forma implantadas, principalmente com foco em infraestrutura para o ciclismo e a caminhada e o traffic calming, melhorando a acessibilidade ao transporte público e aumentando a conscientização sobre hábitos de viagem sustentável.