quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Membros do Secretariado participaram coletivamente de encontros sobre mobilidade. Em um deles, abriram diálogo com o Ministério do Meio Ambiente





Ao longo de 2014, em ocasiões diversas, membros do Secretariado do MDT participaram coletivamente de encontros e debates sobre mobilidade urbana e estabeleceram uma significativa ponte de diálogo com o Ministério do Meio Ambiente.



Em 14 de maio, em Brasília, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, recebeu membros do Secretariado do MDT e outros integrantes do Conselho Nacional das Cidades, que representavam entidades participantes ou parceiras do MDT. O coordenador do MDT, Nazareno Affonso disse na ocasião estar otimista com o resultado do encontro. “A ministra tem uma visão precisa da agenda ambiental urbana. Ela deixou claro que o setor ambiental deve desenvolver interface com outras áreas que enfrentam as questões urbanas, como os segmentos de habitação, saúde, combate à pobreza e, também, o setor de mobilidade urbana. Precisaremos trabalhar no Conselho das Cidades para construir propostas que possam ser levadas ao Ministério do Meio Ambiente para que o diálogo progrida. Esse foi o principal compromisso assumido pelos membros do Comitê de Trânsito, Transporte e Mobilidade presentes”, disse.

Neste início de 2015, Nazareno Affonso assinalou ser relevante o fato de a ministra ter sido mantida no cargo para o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff. “O diálogo iniciado pelo Comitê de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, com participação de integrantes do MDT, deverá certamente ter sequência nos próximo meses”, assinalou.

Setor Metroferroviário.


No Rio de Janeiro, nos dias 12 e 13 de março de 2014, foi realizado o X Seminário Metroferroviário, promovido pela Comissão Metroferroviária da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), entidade integrante do Secretariado do MDT. Entre os patrocinadores também estiveram organizações representadas no Secretariado do MDT: MetrôRio e Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER). Participaram dos trabalhos outras duas organizações do Secretariado: o Metrô-SP e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP). O encontro contou com a participação de 132 especialistas, dirigentes, empresários e autoridades setor. O coordenador nacional do MDT, Nazareno Affonso, e o presidente da AEAMESP, Emiliano Affonso, acompanharam os trabalhos.

O MDT esteve também representando na 20ª Semana de Tecnologia Metroferroviária e na exposição de produtos e serviços Metroferr 2014, realizadas pela AEAMESP no período de 9 a 12 de setembro de 2014, em São Paulo.

No seminário da NTU.


O MDT teve participação ativa no primeiro painel de debates do Seminário Nacional 2014 – Transporte Público Urbano que a Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU) promoveu nos dias 27 e 28 de agosto, em Brasília. Conhecidas como o “grito das ruas", as manifestações de junho de 2013, das quais os transportes públicos foram o estopim , motivaram o tema que deu o título geral ao Seminário e o nome do painel do qual MDT participou: ' Como atender as demandas sociais?'. A sessão reuniu o presidente da NTU, entidade integrante do MDT, Otávio Vieira da Cunha; os integrantes do Secretariado do MDT Nazareno Affonso, coordenador nacional, e Getúlio Vargas representando a Confederação nacional das Associações de Moradores (CONAM) ; o secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos, Gilberto Perre; o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, Renato Gianolla, e o engenheiro e consultor Frederico Bussinger.

Fórum Nacional de Secretários.


Em 28 de agosto, membros do Secretariado do MDT participaram em Brasília da Reunião Extraordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito. O encontro foi realizado no Royal Tulip Brasília Alvorada, no ambiente do Seminário Nacional da NTU 2014, organizado pela Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano (NTU). Os membros do Secretariado do MDT participantes do encontro foram o coordenador nacional Nazareno Affonso; Marcos Bicalho dos Santos, diretor da NTU; Cristina Baddini Lucas, presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CETMAC), e o secretário executivo do MDT, Raphael Dorneles. O MDT também esteve representado em outras duas reuniões do Fórum Nacional: em Curitiba, no mês de março, e em Manaus, no final de novembro.

Fórum Movecidades. No dia 4 de dezembro de 2014, dirigentes de três entidades que integram o Secretariado do MDT participaram no Hotel Paulista Plaza, em São Paulo, da sessão que abriu o segundo dia do Fórum Movecidades, um encontro nacional de mobilidade urbana que contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais e representantes de grandes construtoras e de operadoras de transporte. Os membros do Secretariado apresentaram e defenderam bandeiras do MDT.

OUTROS MOMENTOS

Congresso de Engenheiros e Engenheiras da Bahia.


Representado pelo professor Paulo Silva, o MDT esteve presente II Congresso de Estadual de Engenheiros e Engenheiras da Bahia, organizado no período de de 11 a 13 de abril de 2014, em Salvador, pelo Sindicato dos Engenheiros da Bahia, entidade integrante do Secretariado do MDT, presidida pelo engenheiro civil Ubiratan Félix Pereira dos Santos, membro do Secretariado do MDT. A sessão com a participação do MDT discutiu como o trânsito prejudica o transporte público urbano.

Frente parlamentar paulista pelo barateamento de tarifas.


Em 23 de abril de 2014, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Juarez Bispo Mateus, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte (CNTT-CUT), representou o MDT em reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Barateamento da Tarifa do Transporte Público, coordenada pelo deputado Gerson Bittencourt. O encontro teve como objetivo de discutir alternativas para o barateamento das tarifas.