segunda-feira, 20 de junho de 2016

Projeto de carros compartilhados em Fortaleza já tem data para começar


A partir do dia 30 de junho, a Prefeitura de Fortaleza dará início ao projeto de carros compartilhados na capital. Em operação experimental, cinco veículos elétricos serão disponibilizados aos usuários em, pelo menos, duas estações, em locais ainda não divulgados.
Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, na data, também começará o cadastro dos usuários. Para aderir ao projeto, será necessário que o interessado tenha habilitação de motorista, apresente comprovante de residência e pague uma taxa de adesão, que passará a ser utilizada como consumação, no valor de R$ 40. Os usuários do Bilhete Único terão desconto de 25% na adesão.
A previsão é de que, até o final do ano, 10 estações estejam operando o sistema de carros compartilhados. Em 2017, o número deverá ser duplicado, segundo a prefeitura. O projeto piloto tem duração de um ano e pode ser prorrogado por mais um. O modelo dos carros ainda não foi confirmado.
Em caso de assaltos, multas e colisões, a lógica é a mesma das locadoras de veículos. Como o carro terá seguro, o responsável pelo sinistro arcará com o custo da franquia. Assim como multas. Já no caso de roubos, será registrado Boletim de Ocorrência e aberto processo administrativo. Ainda não se sabe se haverá algum tipo de punição ou afastamento de motoristas infratores.
O sistema será operado pela empresa Serttel, também responsável pelas bicicletas compartilhadas do Bicicletar. No começo do ano, a prefeitura anunciou a previsão dos dez primeiros locais a receberem o serviço.
estações-carros-compartilhados
Prefeitura já definiu os locais das primeiras estações
Inspiração
Em 2015, o prefeito Roberto Cláudio (PDT) visitou Paris para conhecer a inciativa, passando também por Barcelona (Espanha) e Londres (Inglaterra). Em todos os locais, foram programadas audiências com membros das respectivas prefeituras.
A cidade de Recife (Pernambuco) também já tem algo parecido, em menor escala. Com três veículos compartilhados, a iniciativa já passou pela fase de testes com mais de mil quilômetros percorridos em cerca de 930 viagens.
Site da ANTP