quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Semana da Mobilidade tem várias atividades na Câmara

Seguindo uma tendência mundial, a Câmara comemora a Semana da Mobilidade a partir desta segunda-feira (17) com programação especial organizada pelo EcoCâmara.
1.      Campanha de doação de tênis - Existe forma mais sustentável de se locomover do que correr? Pensando nisso, o Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara (EcoCâmara) promove campanha para arrecadar tênis esportivos novos e seminovos para jovens atletas carentes. As doações podem ser feitas entre os dias 17 e 28 de setembro e devem ser entregues das 8h30 às 18h30, no Escritório Verde - Anexo IV, sala 87.
2.      Exposição de bicicletas sustentáveis- Conheça bicicletas inovadoras, feitas com materiais ecoeficientes. A exposição acontece no Escritório Verde do EcoCâmara, entre os dias 17 e 28 de setembro.
3.       Palestra "Estilo de vida saudável: exercícios ao seu alcance; alimentação saudável não precisa ser chata"- A nutricionista Aline Brandão Mariath ministra palestra no dia 20 de setembro, às 9 horas. O evento faz parte do Programa de Avaliação e Tratamento da Hipertensão Arterial (Pratha), criado pelo Departamento Médico (Demed) para promover a conscientização dos servidores sobre os riscos da hipertensão, estimulando a adoção de práticas saudáveis. Se você trabalha na Câmara e já foi diagnosticado como hipertenso, faça a sua inscrição pelo telefone 3216-7952 (Coordenação de Enfermagem) ou pelo Portal CâmaraNet e participe. As vagas são limitadas e exclusivas para hipertensos.
4.      Pedalada - A Frente Parlamentar das Ciclovias promove uma grande pedalada, partindo do Museu da República (Praça das Bicicletas), na próxima quinta-feira, 20 de setembro, a partir das 8h30. Os ciclistas seguem de bicicleta em direção à Câmara dos Deputados e lá participam de audiência pública que discute medidas para tornar possível a integração entre a bicicleta e os modos coletivos de transporte, assim como o incentivo à adoção de políticas e ações para implementação de infraestrutura para o sistema cicloviário brasileiro. Durante o evento, acontece também o lançamento do site da Frente Parlamentar das Ciclovias, que tem o objetivo de divulgar dados e informações sobre políticas públicas de mobilidade urbana e implantação das ciclovias em cidades brasileiras. Os integrantes do Programa de Mobilidade Sustentável (MOB) da Câmara dos Deputados partic ipam da ação.
5.      Audiência Pública– A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável promove, no dia 20 de setembro, uma reunião ordinária, às 9h30, com o tema "Dia Nacional sem Carro", Plenário n.º 8do Anexo II.
6.       Dia Mundial sem Carro- Neste ano, o Dia Mundial sem Carro cairá num sábado, dia 22. Para não deixá-lo passar em branco, no dia 21 de setembro, véspera da data comemorativa, deixe o carro na garagem e venha trabalhar usando formas de transporte sustentáveis, como a bicicleta. Aproveite para conhecer o que o Programa de Mobilidade Sustentável (MOB) tem feito pelos servidores ciclistas e torne-se mais um!
7.       Visita ao Projeto Ciclar da Universidade de Brasília– O Projeto Ciclar tem por objetivo construir um carro elétrico para coleta seletiva no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. A visita acontecena sexta-feira, dia 21 de setembro, pela tarde. Inscrições e informações através do e-mail ecocamara@camara.gov.br.
 
Frente Parlamentar do Transporte Público
Câmara dos Deputados
Praça dos Três Poderes, Anexo IV, 7º anadar, Sala. 71
Brasília, DF
Tel.: (61) 3215-6844