segunda-feira, 16 de março de 2015

Fórum Nacional de Secretários(as) e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito

O Fórum Nacional de Secretários(as) e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito e a Associação Nacional de Transportes Públicos – ANTP, que secretaria os Fóruns, em parceria com o anfitrião desta edição, a Prefeitura Municipal de Aracajú/SE, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito, convida os Secretarios de Transportes e Trânsito a participar da 85ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários(as) e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito e do 19º Encontro Nordeste de Gerenciadores de Transporte Urbano e Trânsito.

Após 10 anos, a Reunião do Encontro Nordeste retoma suas atividades especificas. O evento será realizado no período de 18 a 20 de Março de 2015, no Hotel Real Classic, na cidade de Aracajú/SE.

A programação técnica detalhada da 85ª Reunião do Fórum Nacional foi organizada pela coordenação do Fórum Nacional,

Segue um cronograma preliminar do evento:

Dia 18.03.2015 – Quarta-Feira Das 13h00 às 17h30 – 19º ENCONTRO NORDESTE – programa preliminar disponível no site da ANTP na agenda de eventos. Das 17h30 às 19h00 – Visita Técnica ao Sistema de Transporte Coletivo e Trânsito de Aracajú/SE Dia 19.03.2015 – Quinta-Feira 08h30 às 18h00 – Abertura e Inicio da 85ª Reunião do Fórum Nacional A noite – Jantar de Confraternização em local externo Dia 20.03.2015 – Sexta-Feira Das 09h00 às 13h00 – Continuação da 85ª Reunião do Fórum Nacional Das 13h30 às 15h30 – Almoço por adesão em local externo Dia 21.03.2015– Sábado Às 10h00 - Visita Técnica ao Sistema de Transporte Coletivo e Trânsito de Aracajú/SE

O Regulamento do Fórum Nacional que encontra-se disponível no site da ANTP www.antp.org.br – determina que nesta edição do Fórum Nacional em Aracajú, será realizada a eleição para Presidência do Fórum Nacional e Vices Presidentes. 

Radar que vai controlar invasão de faixa do Move e excesso de velocidade já está instalado em BH



O primeiro equipamento eletrônico de Belo Horizonte que vai flagrar, ao mesmo tempo, invasão de faixa exclusiva de ônibus e excesso de velocidade praticado pelos coletivos do Move já está posicionado na Avenida Antônio Carlos. O radar ainda não foi ligado e está instalado na busway em frente ao número 6.510, Bairro Liberdade, Região da Pampulha, onde passou por um período de testes. Ele é diferente do modelo convencional que a população está acostumada, o tradicional Pardal com sensores no asfalto. Nesse caso, a BHTrans não permitiu o uso dos sensores, pois para instalá-los seria necessário quebrar o concreto por onde circulam os coletivos. No local há três postes fixados e uma série de dispositivos eletrônicos para flagrar os abusos. Além desse, outros 92 pontos espalhados pelas pistas de concreto das avenidas Pedro I, Antônio Carlos, Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont também serão vigiados simultaneamente para coibir excesso de velocidade, avanço de semáforo e invasão de pista exclusiva. Apesar de a licitação já estar concluída, a BHTrans não informa quando os equipamentos estarão multando os infratores.
A expansão dos radares em BH conta ainda com outros 153 pontos que serão fiscalizados em pistas de tráfego misto, porém, sempre nas áreas de influência do BRT/Move. Juntos, esses dois grupos vão somar mais 246 vigias aos 138 já existentes na cidade, quase dobrando a quantidade atual.
A intenção da BHTrans é reduzir os acidentes e o grau de severidade das batidas, principalmente dando melhores condições aos pedestres que circulam no entorno das estações de transferência de passageiros, segundo nota enviada pela assessoria de comunicação.No início do mês, o prefeito Marcio Lacerda se mostrou preocupado com o fato de os ônibus trafegarem em "maior velocidade” por rodar em pistas exclusivas, que normalmente ficam livres.
TENDÊNCIA MUNDIAL
O professor Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Logística da Fundação Dom Cabral, lamenta que a expansão dos radares não acompanhou a inauguração do Move em BH. "Aumentar a presença dos radares é uma tendência mundial. Estudos internacionais dizem que quando você cria exclusividade de mobilidade para algum tipo de veículo, a tendência é o aumento de velocidade”, afirma Resende. O especialista ainda lembra que no segundo grupo de aparelhos previstos para serem instalados em BH, destinados para o trânsito misto, a fiscalização de avanço de semáforo será muito importante. "Temos muitos acidentes no Brasil por conta de condutores que avançam o sinal vermelho. Nesse caso, o choque com o pedestre é muito mais perigoso. Com a implantação do BRT/Move e o aumento do fluxo de pedestres, essa situação ficou mais séria”, completa.
Atualmente, dos 138 radares que multam os apressados, invasores de faixa exclusiva, furões de sinal e excesso de peso em BH, nenhum deles tem a tecnologia necessária para flagrar dois tipos de infrações de uma só vez, segundo a BHTrans. Assim que as empresas Splice, Indústria, Comércio e Serviços Ltda.e Consórcio Vias BH, responsáveis pelos dois lotes de equipamentos previstos para a expansão do sistema, começarem a ligar os aparelhos, será a primeira vez que a capital mineira terá olhos eletrônicos capazes de multar por duas infrações diferentes.

A reportagem procurou a BHTrans para confirmar qual o tipo de tecnologia o Consórcio Vias BH vai usar nos radares das pistas de concreto, mas a empresa disse que só vai se pronunciar quando os radares forem ativados.O edital prevê opções como radiofrequência, emissão de freqüência luminosa ou videomonitoramento.Ninguém foi encontrado no Consórcio Vias BH para comentar o assunto.

Estado de Minas