quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fórum Paulista em Santo André



Santo Andre está sediando desde ontem 16 de maio e hoje, 17, a 55ª edição do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito. O evento é uma iniciativa da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e conta com o apoio da Prefeitura de Santo André.



O encontro está acontecendo no Auditório do SEST SENAT das 9h às 17h trazendo à cidade, representantes do DETRAN-SP, da ANTP, Polícia Militar, além de autoridades municipais do setor de Trânsito e Transportes do estado, Evandro Losacco, Diretor de Gestão Operacional da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo - EMTU. O prefeito Carlos Alberto Grana marcou presença na cerimônia de abertura dos trabalhos.

O presidente do Fórum, Dalton Ferracioli de Assis, secretário de infraestrutura de Jacareí, destacou no encontro um fator que considera importante. Além de eficiência e rapidez os transportes devem ser economicamente acessíveis para a população em geral.

“Há 10 anos, o trânsito era um problema exclusivo de grandes cidades. Hoje ele é enfrentado por pequenos e médios municípios. As políticas públicas devem ser voltadas no sentido de tornar competitivos os custos dos transportes coletivos. Hoje temos a concorrência, por exemplo, das motos, cuja manutenção e prestações têm valores relativamente baixos, mas que não contribuem para a mobilidade” – disse Dalton.

Ele destacou que para Jacareí, a solução para a mobilidade é investir na inteligência do sistema de trânsito e transportes, com a onda verde de semáforos, monitoramento de tráfego e GPS nos ônibus urbanos.
A unanimidade entre especialistas e autoridades no fórum é que não se constrói cidades eficientes com as atuais políticas que privilegiam os carros e não as pessoas. E para que isso se reverta, há a necessidade de mudanças de investimentos e culturais, mesmo porque o transporte público é uma forma de saber usar melhor os espaços nas cidades que estão cada vez mais disputados.

Adamo Bazani,
Blog Ponto de Ônibus

Coordenador do MDT, Nazareno Affonso, participará do Fórum Cidades Periféricas


Cada vez mais os povos do mundo se reúnem em grandes eventos para discutirem os problemas que surgindo em grandes proporções e simultaneamente à velocidade do crescimento das cidades periféricas do mundo. Contudo, nasce entre as nações à necessidade natural  de também pensarem juntas alternativas sustentáveis   para que todos possam viver em dignidade.

Na Região Sul do Brasil, especificamente na cidade de Canoas-RS. No próximo mês  de junho durante os dias 11,12 e 13, estarão reunidas nesta cidade, aproximadamente cinquenta nações do mundo  e seus representantes,  em um fórum internacional, batizado de  FALP (Fórum  de Autoridades locais de Periferia) para juntos exporem os problemas das suas cidades e também discutirem e encontrarem  soluções práticas para encontrarem saídas para os velhos problemas que afetam todas as cidades periféricas do mundo. 

Este fórum é o terceiro que se realizam em algumas partes do mundo. Quem quiser se inteirar melhor sobre este evento é fundamental acessar o  link: www. Falp2013 e obter maiores informações para acompanhar e participar. A participação nesta discussão é fundamental para a elaboração de um planejamento  da humanização das cidades conhecidas periféricas e seus grandes problemas.