quinta-feira, 16 de maio de 2013

Fórum Paulista em Santo André



Santo Andre está sediando desde ontem 16 de maio e hoje, 17, a 55ª edição do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte e Trânsito. O evento é uma iniciativa da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e conta com o apoio da Prefeitura de Santo André.



O encontro está acontecendo no Auditório do SEST SENAT das 9h às 17h trazendo à cidade, representantes do DETRAN-SP, da ANTP, Polícia Militar, além de autoridades municipais do setor de Trânsito e Transportes do estado, Evandro Losacco, Diretor de Gestão Operacional da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo - EMTU. O prefeito Carlos Alberto Grana marcou presença na cerimônia de abertura dos trabalhos.

O presidente do Fórum, Dalton Ferracioli de Assis, secretário de infraestrutura de Jacareí, destacou no encontro um fator que considera importante. Além de eficiência e rapidez os transportes devem ser economicamente acessíveis para a população em geral.

“Há 10 anos, o trânsito era um problema exclusivo de grandes cidades. Hoje ele é enfrentado por pequenos e médios municípios. As políticas públicas devem ser voltadas no sentido de tornar competitivos os custos dos transportes coletivos. Hoje temos a concorrência, por exemplo, das motos, cuja manutenção e prestações têm valores relativamente baixos, mas que não contribuem para a mobilidade” – disse Dalton.

Ele destacou que para Jacareí, a solução para a mobilidade é investir na inteligência do sistema de trânsito e transportes, com a onda verde de semáforos, monitoramento de tráfego e GPS nos ônibus urbanos.
A unanimidade entre especialistas e autoridades no fórum é que não se constrói cidades eficientes com as atuais políticas que privilegiam os carros e não as pessoas. E para que isso se reverta, há a necessidade de mudanças de investimentos e culturais, mesmo porque o transporte público é uma forma de saber usar melhor os espaços nas cidades que estão cada vez mais disputados.

Adamo Bazani,
Blog Ponto de Ônibus

Nenhum comentário:

Postar um comentário