segunda-feira, 11 de abril de 2016

Entidades integrantes do Fórum Nacional da Reforma Urbana informam que participarão do novo MDT

Teve sequência no mês de março o processo de transformação do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para todos (MDT) em uma organização não governamental (ONG), no formato de um Instituto, com personalidade jurídica própria e instrumentos internos de governança. Até o fechamento desta edição, haviam sido contatadas e deram respostas positivas quanto à participação no novo MDT organizações integrantes do Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU): Central Nacional dos Movimentos Populares (CMP), Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e União Nacional por Moradia Popular (UNMP). Também já manifestaram adesão o Sindicato dos Engenheiros da Bahia (SENGE-BA) e a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).Prossegue o processo de transformação do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para todos (MDT) em uma organização não governamental (ONG), no formato de um Instituto, com personalidade jurídica própria e instrumentos internos de governança.
O atual Secretariado do MDT passará a ser denominado Conselho Diretor, com um número ímpar mínimo de integrantes. Entre o final de fevereiro e o início de março de 2016, o coordenador nacional, Nazareno Affonso, vem estabelecendo contato com dirigentes das entidades do Secretariado do MDT, para que manifestem formalmente o interesse em continuar participando do MDT e, em caso positivo, para que indiquem oficialmente os nomes de seus representantes para integrarem o futuro Conselho Diretor, já que este será representado por entidades da sociedade civil, empresariais, acadêmicas, profissionais, movimentos sociais, governos municipais e mesmo um representante de sócios individuais.
Até o fechamento desta edição, haviam sido contatadas e deram respostas positivas quanto à participação no novo MDT organizações integrantes do Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU): Central Nacional dos Movimentos Populares (CMP), Confederação Nacional das Associações de Moradores (CONAM), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM) e União Nacional da Moradia Popular (UNMP). Também já manifestaram adesão o Sindicato dos Engenheiros da Bahia (SENGE-BA) e a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU). Os próximos contatos serão com os secretários de Transporte – ação que se iniciou no na 63ª Reunião do Fórum Paulista, com a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (FISENGE), Confederação dos Trabalhadores de Transporte – vinculada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), e Central de Trabalhadores de Transporte – vinculada à Nova Central Sindical de Trabalhadores.
Nazareno informa ainda que prosseguem as providências para a estruturação dos organismos de administração e decisão. Além do Conselho Diretor, a nova entidade terá um Conselho Fiscal e está definido que a instância de gestão administrativa e financeira será a do Coordenador Nacional Executivo. Ainda antes da Assembléia de Fundação, haverá uma reunião do Secretariado para que seja feito um balanço financeiro e das ações do atual MDT. Nesse encontro também será definida a versão final do Estatuto, já revisada pelas assessorias jurídica e contábil que apoiam o processo de fundação.

 Número 117 - Março 2016 -   Matéria 02/9