sábado, 19 de novembro de 2011

Ministério das Cidades promove caminhada em homenagem às vítimas de trânsito

O Ministério das Cidades em parceria com a União em Defesa das Vítimas de Violência (UDVV) e o movimento "Não Foi Acidente" realizará, no dia 20 de novembro, um evento especial para celebrar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito.


A ação acontecerá por meio de uma caminhada no Parque Ibirapuera (SP) com a participação da sociedade civil, ONGs, associações, entidades e empresas parceiras ligadas ao trânsito.



Por meio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Ministério das Cidades tem desenvolvido campanhas que visam à conscientização da população quanto a mudança de comportamento dos atores do trânsito.



A iniciativa faz parte do movimento PARADA – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito e, está enquadrada na meta firmada com a OMS – Organização Mundial da Saúde. A ação é preconizada pela Assembléia Geral das Nações Unidas para a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (211-2020). A meta prevê a redução de até 50% das mortes ocasionadas pela violência no trânsito, nos próximos 10 anos.

Serviço:
Data: 20/11/2011
Horário da concentração: 9h30
Início da Caminhada: 10h30
Local: Parque do Ibirapuera – São Paulo
Concentração: Portão 4 (em frente a passarela do DETRAN)

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT


SP: desrespeito ao pedestre dará multa no Grande ABC


Band
As sete prefeituras do ABC, município da Grande São Paulo, começam no dia 21 do próximo mês campanha de proteção máxima ao pedestre. Serão 90 dias de ações focadas no reforço da educação no trânsito para que em março os agentes comecem a multar motoristas que não respeitam a faixa de pedestres.

A campanha foi elaborada pelo GT (Grupo de Trabalho) de Mobilidade Urbana do Consórcio Intermunicipal. Foram utilizados exemplos de cidades que já adotaram o programa, como São Paulo e Brasília. De acordo com a coordenadora do grupo e especialista em planejamento de transporte em São Bernardo, Andrea Brisida, não serão contratados novos fiscais.

“O desrespeito ao pedestre já é infração de trânsito. Com a campanha, os agentes das prefeituras ficarão focados nas vias em que há mais atropelamentos”, disse.

Cruzamentos mais perigosos receberão reforço na sinalização e placas educativas sobre a infração. A coordenadora afirma que haverá alteração também na travessia de algumas vias.

“As prefeituras estão finalizando diagnósticos sobre locais onde é arriscado manter passagem para pedestre. Em São Bernardo, há previsão de modificações na região do paço.” São Caetano lançou em maio campanha de proteção ao pedestre, focada na avenida Goiás. As placas de atenção, porém, foram retiradas alguns meses depois.
Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT