quarta-feira, 29 de outubro de 2014

MDT leva suas propostas ao encontro da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal

A convite da Associação Nacional dos Engenheiros e Arquitetos da Caixa Econômica Federal (ANEAC) o coordenador nacional do MDT, Nazareno Affonso, participou na tarde de 11 de setembro de 2014, no Mercure Aracaju Del Mar Hotel, em Aracaju, Sergipe, do VI Encontro Técnico daquela Entidade. Ele fez uma exposição no Painel 7 – Desafios e Soluções para a Mobilidade Urbana, abordando diferentes aspectos do tema proposto.
Nazareno recomendou que engenheiros e arquitetos da Caixa Econômica Federal busquem aprofundar seu conhecimento sobre projetos concernentes a infraestruturas de mobilidade urbana, de modo a aprimorar e conferir maior celeridade aos processos de financiamento nesse campo.
Mencionando reclamações ouvidas por ele em recente reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito – no sentido de que os processos de financiamento encaminhados por intermédio da Caixa, em razão de demandas burocráticas e falta de compreensão sobre o tema, são mais demorados que os processos encaminhados por outras instituições financeiras federais –, Nazareno disse que um esforço para lidar melhor com os aspectos técnicos e as exigências dos projetos de mobilidade urbana garantirão maior agilidade e atendimento mais rápido à população.
Em resposta, o dirigente do MDT ouviu que a necessidade de analisar processos referentes a transporte público é uma incumbência relativamente nova para a Caixa e que esses projetos são naturalmente mais complexos que projetos habitacionais, com os quais a instituição estava mais habituada.
Nazareno acrescentou que com a Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12) e o recém publicado Pacto de Mobilidade Urbana (Resolução Recomendada 151/14, do Conselho Nacional das Cidades – ver matéria em outra parte desta edição), crescerão em volume e importância os projetos de políticas publicas voltados para a mobilidade urbana – considerando como prioritário o atendimento a pedestres, aos usuários de modos de transporte não motorizados, como bicicletas, e o transporte público. “Creio que os engenheiros e arquitetos da Caixa têm um papel fundamental nesse processo, pois, com o seu conhecimento técnico e aliado ao saber financeiro inerente ao fato de atuarem nessa instituição, poderão ajudar, e muito, as prefeituras a levarem adiante os seus projetos de mobilidade”.
Participação. O encontro reuniu 300 profissionais da área, de todos os estados brasileiros e representantes de entidades profissionais, agentes públicos, empresários, pesquisadores e representantes de movimentos sociais para debater o tema geral Oportunidades e desafios para o desenvolvimento sustentável do Brasil.
A solenidade de abertura aconteceu na noite de 9 de setembro, com palestra inaugural do ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi. Os painéis expositivos foram desenvolvidos nos dois dias seguintes, focalizando os seguintes outros temas: Agronegócio e sustentabilidade, As cidades brasileiras e os desafios ao desenvolvimento sustentável, Conjuntura nacional e políticas de governo, Habitação de interesse social, Infraestrutura e saneamento, A política habitacional nacional e Integração de políticas de desenvolvimento urbano.