quarta-feira, 9 de março de 2016

MDT esteve presente na 63ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários que aconteceu em Jundiaí





A 63ª Reunião do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana aconteceu nos dias 3 e 4 de março de 2016, no Auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), em Jundiaí/SP.
Participaram  autoridades estaduais e federais atuantes no setor de mobilidade urbana. A sessão inaugural contará a participação do prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, e do presidente da Câmara Municipal, Marcelo Gastaldo, ao lado de Atílio André Pereira, secretário de Transporte e Trânsito de Guarulhos e presidente do Fórum Paulista, e de Wilson Folgozi de Brito, secretário de Transportes e Trânsito de Jundiaí e vice-presidente do Fórum Paulista.
Foram convidados o ministro Gilberto Kassab, das Cidades; Clodoaldo Pelissioni, secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, e Roberto Gregório da Silva Jr., presidente da URBS de Curitiba e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.
Participaram Dario Rais Lopes, secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SEMOB), e Alberto Angerami, diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), ambos, órgãos do Ministério das Cidades. Estarão presentes também Stenio Jose Correia, secretario de Saúde de Ribeirão Preto/SP e presidente do Conselho Estadual de Secretários de Saúde, e Daniel Annenberg, diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito – (DETRAN/SP).
A Associação Nacional de Transportes Público (ANTP) estave representada por seu presidente, Ailton Brasiliense Pires, e pelo superintendente Luiz Carlos Mantovani Néspoli. O coordenador nacional Nazareno Affonso representou o MDT no encontro.
Temas. Assinalada para a tarde do primeiro dia, a reunião reservada dos secretários teve a apresentação de um balanço das atividades do Fórum e discutirá os seguintes temas:Convivência entre pedestres e veículos na cidade de São PauloPátios de recolhimento de veículosUtilização dos recursos de multasFiscalização de vagas em locais privados de uso público (conforme a Lei nº 1314, que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência)Acesso ao banco de dados do Sistema Nacional de Trânsito e Estacionamento de motocicletas em zona azul. Houve sessões técnicas sobre os temas: Centralização semafóricaAdministração dos terminais urbanos e Subsídio à tarifa do transporte coletivo.
Publicações do MDT. Do mesmo modo como fez em dezembro de 2015, quando da realização, em Curitiba, da 86ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, Nazareno Affonso levou a Jundiaí exemplares das duas novas publicações do MDT. Uma delas é o livro Mobilidade Urbana e Inclusão Social - Novas Conquistas

A outra é a cartilha, intitulada A rua é nossa e não dos carros - Conquistando direitos com a Lei da Mobilidade - Lei 12.587/12.

As duas publicações têm como foco os avanços trazidos pela Lei de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12). Ambas foram elaboradas com apoio do Instituto Brasileiro de Direito Urbano (IBDU) e da Fundação Ford e em parceria com o Fórum Nacional da Reforma Urbana (FNRU).
boletim informativo 116 
movimentando - mdt
fevereiro 2016