segunda-feira, 20 de setembro de 2010

7 anos de luta do MDT pelo DIREITO AO TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE

Arte de Nazareno Affonso
Pronunciamento de Nazareno Affonso , Coordenador do MDT, apresentado no encerramento da 16 Semana de Tecnologia Metroferroviária, em São Paulo, onde onde ele faz uma análise dos avanços das bandeiras de luta do MDT. 
Vamos apresentá-lo em várias postagens.
Nazareno Affonso

Há sete anos, em uma sessão da 9a Semana Tecnologia Metroferroviária, fizemos o lançamento do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos – conhecido pela sigla MDT. O nome é longo porque precisava – e ainda precisa – dar conta de todos os principais aspectos da democratização da mobilidade urbana no Brasil. Ou seja, a mobilidade deve ser garantida como um direito. Feita principalmente por transporte público de qualidade, com o menor impacto ambiental possível, e com tarifa que todos possam pagar.  E também deve favorecer o desenvolvimento econômico do país e dos seus cidadãos.

O MDT é um movimento suprapartidário, que reúne organizações não governamentais, trabalhadores, sindicatos de trabalhadores e empresas operadoras de ônibus e metrô, movimento sociais e sindicatos e associações profissionais – como a AEAMESP e ANTP. Em 5 de setembro de 2003, quando o MDT foi aqui apresentado, trouxe cinco eixos de luta como diretrizes de ação. E o movimento perseguiu esses eixos. 
Nazareno fala dos 5 eixos do MDT

O que vamos publicar subsequentemente é um breve balanço do que desses eixos foram conquistados nestes sete anos, aproveitando para apontar o quanto ainda teremos de lutar para conquistar um transporte público de qualidade no âmbito de uma mobilidade sustentável para todos e todas.
Não percam as próximas postagens!

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT