terça-feira, 26 de março de 2013

Número de mortos e feridos no trânsito cai em 2013 na Grande SP


Na cidade de São Paulo, ninguém morreu vítima de homicídio doloso (quando há intenção de matar) no trânsito neste primeiro bimestre. No mesmo período de 2012, foram seis. Já o número de homicídios culposos (quando não há intenção de matar) em acidentes de trânsito caiu de 118 em janeiro e fevereiro de 2012, para 75 em 2013, o que equivale a uma queda de 36,4%. O número de lesões corporais culposas em acidentes de trânsito também teve redução neste primeiro bimestre: passou de 3.972 em 2012 para 3.728 em 2013.
As reduções coincidem com o período em que entrou em vigor a resolução do Conselho Nacional de Trânsito que tornou mais rígidos os índices máximos de álcool para o motorista que for flagrado dirigindo após beber. A lei estabelece que, no caso do teste do bafômetro, o limite para que o condutor não seja multado passa de 0,1 miligramas de álcool por litro de ar para 0,05 mg.
Na Grande São Paulo, porém, houve um aumento dos casos de homicídio doloso no trânsito em janeiro e fevereiro. Foram quatro neste ano ante nenhum registrado nos dois primeiros meses de 2012. Já o número de casos de homicídios culposos por acidentes de trânsito caiu para 75 neste primeiro bimestre, face a 84 registrados no mesmo período de 2012.
Dois casos chamam a atenção da opinião pública em março - eles não estão incluídos nas estatísticas divulgadas nesta segunda-feira, que fazem refererência apenas aos dois primeiros meses do ano. Neste domingo (24), um skatista de 15 anos morreu após ser atropelado por um motorista alcoolizado, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O estudante Gabriel Luiz da Silva Pinto foi atingido perto da calçada na Rua Noel Rosa, no Jardim Paraventi. O comerciante Tiago da Silva, de 26 anos, não possuía habilitação e dirigia em alta velocidade. Ele foi detido em flagrante e caso foi registrado como homicídio simples com dolo eventual.
No dia de março, o jovem David Santos Sousa, de 21 anos, teve o braço decepado após ser atingido pelo carro dirigido pelo estudante Alex Kosloff Siwek na Avenida Paulista, na capital. Depois do acidente, o motorista jogou o braço do jovem em um córrego, na Zona Sul da capital. Siwek ficou detido do dia do acidente até quinta-feira (21), quando deixou a penitenciária de Tremembé, no interior do estado. No mesmo dia, o Ministério Público o denunciou à Justiça por tentativa de assassinato.
G1