quarta-feira, 8 de agosto de 2012

biciRio 2012 vai debater o uso da bicicleta como modal de transporte


Secretaria Municipal de Meio Ambiente elege a integração da bicicleta aos transportes públicos como tema central do II Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta
Com o objetivo de estimular o uso da bicicleta como modal de transporte urbano na vida do carioca, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro (SMAC) promove de 23 a 25 de Setembro, dentro Semana Nacional de Trânsito, o II Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – biciRio 2012.
O evento é parte de um conjunto de ações que estão sendo organizadas pela Prefeitura para a semana em que acontece em várias cidades do mundo o “Dia Mundial Sem Carro”, com o objetivo de contribuir com a melhoria da mobilidade urbana e a redução dos gases de efeito estufa, reforçando a cultura do uso da bicicleta como meio de transporte. A programação do fórum, que será aberto com um passeio ciclístico pela orla da Zona Sul do Rio, no dia 23 de setembro, domingo, é totalmente gratuita e prossegue nos dias 24 e 25 com visitas técnicas e palestras.
O tema central do biciRio este ano será “A integração da bicicleta aos sistemas de transportes públicos”, com a apresentação de modelos já implantados em outras cidades do Brasil e do exterior. Na visão do Secretário Em Exercício de Meio Ambiente do Rio, Altamirando Fernandes Moraes, o quotidiano das pessoas que habitam as grandes cidades do mundo tem sido marcado cada vez mais pelo uso da bicicleta. Iniciativas, indivíduos e instituições no mundo inteiro se dedicam à educação e ao fomento do ciclismo urbano, agora não mais como instrumento de lazer apenas, mas como modal de transporte. “No Rio de Janeiro, não é diferente: a questão virou prioridade para as autoridades da área de meio ambiente e de transportes do Rio de Janeiro – cidade que vai sediar alguns dos principais eventos mundiais nos próximos anos”, afirma o Secretário.
O biciRio é parte das iniciativas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para fomentar o uso da bicicleta como modo de transporte não poluente, eficiente, saudável e ecológico, além de promover a sua maior utilização e integrar o planejamento cicloviário ao planejamento de transportes da Cidade. A proposta do biciRio é promover a troca de informações entre cidades com diferentes níveis de experiências na implantação de sistemas cicloviários.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai ao encontro da política de incentivo às práticas ambientalmente sustentáveis da atual gestão municipal, que tem na ampliação de sua malha cicloviária e no desenvolvimento de ações educacionais seus pilares de planejamento estratégico. Para inscrições e mais informações, acesse www.bicirio.com.br.
BRT e “Laranjinhas” no programa técnico
Hoje, o Rio conta com 285 km de malha cicloviária em operação. Até 2016, a previsão é chegar a 450 km de ciclovias construídas, além do incentivo à instalação de bicicletários, pontos de aluguel de bicicletas e equipamentos de apoio, e da conservação das vias já existentes, de maneira a permitir a integração desse modal aos transportes públicos.

Desta forma, além da agenda técnica que acontece no dia 25 de setembro, no Centro Empresarial Rio (Botafogo), com palestras e trabalhos técnicos, o programa do biciRio 2012 vai incluir visitas técnicas, no dia 24/09, ao Centro de Operações do Projeto “Laranjinhas” – Bike Rio (– em São Cristóvão), que implantou no Rio um sistema público de aluguel de bicicletas, com patrocínio do Banco ITAÚ. Na seqüência, será feita uma visita a um dos trechos do Sistema BRT, na Barra da Tijuca.
O Fórum começa no dia 23 de setembro (domingo), pela manhã, com um passeio pela Zona Sul da Cidade integrado às atividades do Dia Mundial Sem Carro, fechando o biciRio. Encerrando o evento internacional, será oferecido um coquetel de confraternização no Palácio da Cidade, com a presença de todos os participantes.
Inscrições
www.bicirio.com.br
Contato
e-mail: secretaria@bicirio.com.br
http://www.facebook.com/biciRio
http://www.twitter.com.br/biciRio

Organização:
Planeja & Informa Comunicação e Marketing

via Carlos Emmiliano