sábado, 16 de abril de 2016

Distrito Federal quer 150 quilômetros de corredores de ônibus

DF
Corredores de ônibus devem facilitar deslocamentos em mais áreas do DF, livrando o transporte público dos congestionamentos- Foto: Divulgação
Meta está no Plano de Mobilidade para a região. No entanto, não há data para a conclusão
ADAMO BAZANI
O Governo do Distrito Federal pretende totalizar cerca de 150 quilômetros de corredores de ônibus para beneficiar os deslocamentos na capital federal e também no entorno.
Além do Eixo Sul do Expresso DF, com o total do projeto 43 km de extensão, sendo 35 km em faixas exclusivas, cuja inauguração parcial foi em junho de 2014 e ainda não foi concluído, o governo do Distrito Federal quer implantar mais três sistemas: Norte, Oeste e Sudoeste.
No entanto, ainda não há data confirmada para o início e término das obras.
Expresso DF – Eixo Norte: deve ser o primeiro sistema a sair do papel. O orçamento é de R$ 1,2 bilhão, incluindo, além de pistas exclusivas e obras de readequações viárias, dois terminais em Sobradinho, dois em Planaltina e um na Asa Norte de Brasília. O trecho deve ter 38 estações, em 46,5 km de extensão, abrangendo a BR-020 e da Estrada Parque Indústria e Abastecimento – Epia Norte. População atendida: 358 mil habitantes.
Expresso DF – Eixo Oeste: deve atender Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras e Guará. A previsão é de custo de R$ 725 milhões para as obras. São 39 km de extensão, mas pelo fato de ainda estar em projeto, não foram definidas as estações e terminais. O trajeto deve abranger a Estrada Parque Indústrias Gráficas – Epig e Estrada Parque Setor Policial Militar – ESPM. População atendida: 980 mil habitantes
Expresso DF – Eixo Sudoeste: Com 46,4 km de extensão, deve atender o Núcleo Bandeirante, o Riacho Fundo, Recanto das Emas, Candangolândia, Arniqueiras e Área de Desenvolvimento Econômico – ADE. População atendida: 445 mil habitantes.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.
Blog Ponto de Ônibus