domingo, 2 de novembro de 2014

Em vídeo, um debate com participação do MDT, ANTP e IPEA sobre mobilidade e desenvolvimento no Foro de Discussão de Temas Estratégicos

Reserve duas horas e veja, em vídeo editado, a íntegra dos debates do Módulo 2 – Mobilidade e Desenvolvimento no Foro de Discussão de Temas Estratégicos para o Desenvolvimento Brasileiro. A sessão foi realizada em 10 de junho de 2014 na cidade paulista de Campinas e é uma iniciativa do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e do Instituto de Economia da Unicamp com o objetivo de promover um debate em profundidade de diferentes aspectos da vida brasileira, entre as quais a questão da mobilidade urbana, de modo a identificar como poderão contribuir com o desenvolvimento do País. Participaram como debatedores o coordenador nacional do MDT, arquiteto e urbanista Nazareno Affonso, e o sociólogo e engenheiro Eduardo Alcântara de Vasconcellos – ambos, representando a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), e Carlos Henrique de Carvalho (IPEA). A condução dos debates esteve a cargo de André Biancarelli (Unicamp), Eduardo Fagnani (Unicamp) e Mayra Juruá (CGEE).
O debate foi pautado por um roteiro composto por cinco temas gerais: Mobilidade e desenvolvimento; Matriz de transportes e privilégio ao automóvel, Modais de transporte nas grandes cidades, O transporte público como “motor do crescimento” e seu financiamento, Planejamento, pactos federativos e sistema nacional de mobilidade. A síntese dos debates por tema, seguida de sugestões de políticas, é o objeto de um relatório técnico em preparação a ser divulgado em breve.

Informativo MDT