terça-feira, 22 de abril de 2014

Entidades do Secretariado do MDT participaram do X Seminário Metroferroviário, no Rio de Janeiro.

http://www.mdt.org.br/portal/SiteAssets/BnnrBltmaprvd04.jpg
Nos dias 12 e 13 de março de 2014, foi realizado no Rio de Janeiro o X Seminário Metroferroviário, promovido pela Comissão Metroferroviária da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), entidade integrante do Secretariado do MDT. Entre os patrocinadores também estiveram organizações representadas no Secretariado do MDT: MetrôRio e Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER). Participaram dos trabalhos outras duas organizações do Secretariado: o Metrô-SP e a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP). O encontro contou com a participação de 132 especialistas, dirigentes, empresários e autoridades setor.
Durante o evento, Ailton Brasiliense, presidente da ANTP, e Joubert Flores, presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros por Trilhos (ANPTrilhos), firmaram convênio de cooperação técnica. Esses dois dirigentes participaram da solenidade de abertura ao lado de secretários Julio Eduardo dos Santos, da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SeMob), do Ministério das Cidades; Jurandir Fernandes, da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, e Julio Lopes, da Secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro. O coordenador nacional do MDT, Nazareno Affonso, e o presidente da AEAMESP, Emiliano Affonso, acompanharam os trabalhos.
Sessões de trabalho. Os secretários Julio Eduardo dos Santos, Jurandir Fernandes e Julio Lopes expuseram os projetos em andamento das respectivas pastas. Em outras sessões do encontro, houve exposições referentes às ações preparatórias para a Copa de 2014 desenvolvidas pelos sistemas metroferroviários das cidades sedes, um debate a respeito das novas tecnologias de sistemas de transporte em implantação no Brasil e discussões sobre os empreendimentos sendo realizados pelo modelo de parcerias público privadas (PPP). Também esteve em foco a evolução do padrão de qualidade dos serviços da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da SuperVia. Foi abordada ainda a questão da política tarifária.