domingo, 15 de junho de 2014

“Ruas com menos carros”. É o que defende Nazareno Affonso, coordenador do MDT


Nazareno Stanislau Affonso, coordenador do Escritório da Associação Nacional de Transportes Públicos em Brasília (ANTP), Coordenador do Movimento Nacional pelo Direito do Transporte Público de Qualidade para todos (MDT) e Presidente do Instituto RUAVIVA nos coloca uma interrogação: “De quem é a rua? 
Das pessoas ou dos veículos? 
Hoje elas são dos automóveis que ocupam mais de 80% das vias”. Para Affonso, a população tem uma grande dificuldade em deixar de utilizar seus automóveis. Ele cita o manifesto “Na cidade, sem meu carro” no qual vê a população preocupada com a mobilidade mas, com dificuldade para optar pelo transporte público. Segundo ele, uma cidade com menos carros, calçadas mais largas e ciclovias é uma cidade com mais empregos, menos poluição e mais tranquila.
Nazareno aponta ainda que o MDT luta para alcançar essas melhorias nas cidades brasileiras. O objetivo do movimento é inserir na agenda social e econômica da Nação o Transporte Público, um serviço essencial, como um direito para todos, visando a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável, com geração de emprego e renda.