sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Aplicativo de celular ajuda deficientes visuais com o transporte coletivo


Busalert, em português Alerta de Ônibus, ajuda deficientes de São Carlos.
Sistema informa quando uma determinada linha se aproxima do ponto.

Um aplicativo de celular ajuda deficientes visuais na hora de usar o transporte coletivo de São Carlos (SP). O sistema Busalert, em português Alerta de Ônibus, que estava sendo desenvolvido há um ano e meio por uma empresa de Ribeirão Preto (SP), avisa por meio de mensagem de texto e de voz a hora que um ônibus está se aproximando do ponto de parada.

Segundo o criador do software, Sérgio Soares, qualquer celular com capacidade de acesso a pacotes de dados, que utilize a linguagem de programação Java, ou tenha os sistemas operacionais Android e Windows ME pode usar o Busalert.

Ailton tinha dificuldade ao pegar os seis ônibus diários que precisa (Foto: Reprodução/EPTV)
Ailton tinha dificuldade ao pegar os seis ônibus
diários que precisa 
O estudante Ailton Alves Guimarães de 38 anos, que é deficiente visual, vive todos os dias o desafio de chegar ao ponto e conseguir a informação do ônibus correto. “Quando estou no ponto às vezes a pessoa oferece ajuda, mas daí vem o ônibus dela, ela vai embora e você fica lá”, disse.

Todos os dias ele utiliza o transporte coletivo pelo menos seis vezes. Na maioria das ocasiões é comum ter que esperar o ônibus chegar para perguntar ao motorista qual é a linha. “Quando não tem ninguém para ajudar, eu vou pelo barulho do ônibus, mas quando vem caminhão o barulho é o mesmo e acabo dando sinal para ele”, contou.

Por meio de mensagem de texto e de voz é possível saber a hora que um ônibus está se aproximando do ponto de parada (Foto: Reprodução/EPTV)
Por meio de mensagem de texto e de voz é possível saber a hora que um ônibus está se aproximando do ponto de parada
 
 

Operadoras

O aplicativo está disponível para cinco operadoras de telefonia celular que operam no Brasil, nas modalidades pré ou pós-pago (confira abaixo os números de cada operadora para fazer o download). Para que o sistema funcione, foram instalados nos pontos números para que o GPS de cada veículo da empresa de transporte possa indicar a localização.

Sistema, que está em fase de teste, está funcionando em 40 linhas (Foto: Reprodução/EPTV)
Sistema, que está em fase de teste, funciona
em 40 linhas 
 
 
 
“Atualmente tem 40 pontos numerados na cidade, em que já estão efetivamente implantados o sistema. A nossa intenção é expandir para todos as paradas do transporte coletivo”, explicou a secretária de Transportes, Regina Romão.
O Busalert também ajuda o deficiente visual na hora de desembarcar. “O deficiente visual coloca o ponto que ele vai descer, quando o sistema tiver a um ponto do indicado, um alarme soa e ele pode dar o sinal de parada, ou seja, ele nunca vai descer no ponto errado”, afirmou Soares.

O sistema do Busalert está em fase de testes, porém segundo o proprietário da empresa responsável pelo transporte coletivo de São Carlos, Miguel Cimatti, a ideia é ampliar para todos os passageiros e linhas da cidade. “O sistema da telefonia da Buslert ainda não está em todas as linhas. Nós estamos instalando gradativamente para que o sistema possa funcionar corretamente”, disse Cimatti.

Depois de muito trabalho para pegar os seis ônibus diariamente, Ailton comemorou o surgimento do software. “É muito bom pois dá autonomia para mim ir e vir, assim como para os outros deficientes visuais”, disse.

Para baixar o aplicativo no seu celular, é preciso mandar um torpedo para a operadora do aparelho.

Vivo – (16) 9717-2277
Claro - (16) 9342-7500
TIM – (16) 8168-4444
Oi – (16) 8836-8888
CTBC – (16) 9996-6999
Os números de suporte do Buslalert é 0800-9429422 ou (16) 3512-9000.

Foram instalados números nos pontos para que o GPS de cada ônibus indique a localização (Foto: Reprodução/EPTV)
Foram instalados números nos pontos para que o GPS de cada ônibus indique a localização