domingo, 23 de fevereiro de 2014

Nazareno Affonso ministra Curso de Mobilidade Urbana e Inclusão Social em Macapá

Adriano Branco escreve sobre Jorge Wilheim no site da ANTP

O Infatigável Jorge Wilheim
Faleceu o arquiteto, urbanista e infatigável homem público Jorge Wilheim, deixando um legado de 60 anos de projetos, obras, condução de órgãos públicos, criatividade, inovação nos campos de gestão metropolitana, do meio ambiente, do caminho da prosperidade nacional, que ele destacava singularmente do chamado desenvolvimento.
Temos sempre o desejo de imortalizar os amigos. Daí a surpresa triste de perdê-los. No caso de Jorge, não só os amigos lamentam, mas todos os que conviveram com o trabalho incansável em favor da prosperidade, onde quer que ela fosse requerida ou simplesmente desejada.
Conheci Jorge Wilheim na década de 50, através do Fernando Gasparian, que o tinha entre os seus melhores amigos e colaboradores. De lá para cá acompanhei a sua vida fulgurante, tendo, em alguns momentos trabalhado juntos como, por exemplo, numa nova concepção do Plano Diretor de São Paulo, em rápido esboço oferecido ao Secretário Gilberto Kassab, em que se consagrou a dimensão estratégica do plano, que ele mesmo desenvolveu magnificamente, na gestão municipal seguinte, quando foi Secretário de Planejamento.
Mas estivemos juntos também às vésperas da instalação do governo Paulo Egydio Martins, quando Jorge foi encarregado de elaborar o plano de governo que ele mesmo iria implantar como Secretário de Planejamento do Estado. Na ocasião, pedia-me ele que o ajudasse na formulação do Plano Estadual de Transportes, o que eu não pude atender diretamente, mas indiquei o eng. Olavo Guimarães Cupertino para a missão, que ele veio a completar como Secretário Municipal de Transportes na gestão Olavo Setubal.
Foram muitas as consequências inovadoras da gestão dos transportes, com a firme colaboração de Jorge Wilheim. Verdadeiramente inspirado, o governo Paulo Egydio concebeu a gestão metropolitana dos transportes, consolidada pela nova Secretaria de Negócios Metropolitanos, entregue a outro profissional de escol, o arquiteto Roberto Cerqueira Cezar, ao mesmo tempo em que confiava a Secretaria de Estado dos Transportes ao destacado engenheiro Tomás Magalhães.
A visão de urbanista e de planejador do Jorge permearam outras iniciativas governamentais, como a gestão metropolitana e a dedicação ao meio ambiente. Foi ainda consequência dessa visão a elaboração do Plano SISTRAN (Sistema de Transporte Urbano de Passageiros da RMSP) conduzido com maestria por outro profissional de grandes méritos, o eng. Márcio Laranjeira de Mendonça, e que previu a implantação de uma rede de 280 km corredores exclusivos de transporte eletrificado, iniciada por Olavo Setubal, sob a execução de Olavo Cupertino.
Em razão de sua competência gerencial e visão urbanística, Jorge ocupou muitos cargos públicos, como Secretário Municipal e de Estado, de presidente da EMPLASA, dentre outros, e ainda Secretário Geral Adjunto da Conferência Mundial Habitat II, realizada em Istambul, a convite da ONU. Em todas essas funções, saiu-se sempre muito bem, tendo como característica principal a inovação, peculiaridade essa que permeou os seus muitos projetos urbanísticos e arquitetônicos. Foi dele, por exemplo, a observação, na década de 60, de que 15% dos movimentos na região central de São Paulo tinham como origem o transmitir mensagens, através dos "office-boys”, porque faltavam à Cidade meios de comunicação adequados. Mais ou menos o que ocorre hoje, a cidade invadida por automóveis porque falta o transporte coletivo.
A vida e a obra de Jorge Wilheim são temas para muitos observadores e pessoas que conviveram com ele. Oxalá os mais próximos se disponham a passar para o papel, aproveitando mesmo os vários livros e pronunciamentos de sua autoria, os pontos principais de sua profícua e nobre existência.

Adriano Murgel Branco é ex-secretário dos Transportes e da Habitação do Estado de São Paulo, eleito Engenheiro do Ano de 2008, Membro da Academia Nacional de Engenharia.