quarta-feira, 30 de março de 2016

Nova Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis

Programa Cidades Sustentáveis (PCS)

O programa propõe o levantamento de indicadores sociais, econômicos, políticos, ambientais e culturais, para a elaboração de um diagnóstico detalhado das cidades. Assim, seus gestores poderão definir as prioridades e enfrentar os desafios de modernizar e racionalizar a gestão pública municipal, por meio da construção de indicadores e banco de dados que possam fornecer as bases para o planejamento dos municípios. 
O PCS estabelece a sustentabilidade como transversal às diversas secretarias municipais e prevê metas de resultados para todas as áreas da administração.

Rede Nossa São Paulo e o Programa Cidades Sustentáveis
 
A Rede Nossa São Paulo e o Programa Cidades Sustentáveis farão o lançamento da nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, atualizada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que deverá ocorrer na próxima semana, dia 6 de abril, das 9h30 às 12h30, no Teatro Anchieta, do SESC Consolação. No evento serão apresentados dois produtos da nova plataforma: a versão atualizada do Guia GPS - Gestão Pública Sustentável e o novo vídeo institucional do programa. 

O novo Guia GPS incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - aprovados no último mês de setembro pela Assembleia Geral da ONU -, que reúnem 17 macro objetivos e 169 metas com o propósito de acabar com a pobreza até 2030 e promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental. 

O Guia apresenta ainda a importância dos indicadores e o estabelecimento de metas para a administração municipal, assim como para a transparência e o controle social das políticas públicas.

Fonte de informação para planejamento, gestão e tomada de decisões na administração pública, o Guia GPS visa ainda contribuir para a capacitação de gestores públicos municipais e organizações da sociedade civil em diversas cidades brasileiras, para implementarem indicadores e planos de metas que contemplem o desenvolvimento sustentável.


A nova plataforma estará à disposição de todas as candidaturas às prefeituras municipais que quiserem incorporar o Programa Cidades Sustentáveis e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas futuras gestões.
Durante o evento, será lançado também o novo vídeo do Programa Cidades Sustentáveis, seguido de depoimentos de gestores públicos sobre a experiência da gestão após a adesão ao programa.


Durante a atividade, será formalizada a parceria entre o PCS e o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade, com a presença de Pedro Roberto Jacobi, diretor presidente do Conselho ICLEI Brasil e secretário executivo interino do ICLEI SAMS - Secretariado para América do Sul. 


No encerramento, haverá apresentações do músico e compositor Marcus Vianna, da atriz e cantora Letícia Sabatella e do ator e músico Fernando Alves Pinto. 

Agende-se.

Serviço:
 
Lançamento da nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis
Data: 6 de abril de 2016 (quarta-feira)
Horário: das 9h30 às 12h30
Local: Teatro Anchieta, do SESC Consolação
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245 - São Paulo