quinta-feira, 24 de maio de 2012

Coordenador do MDT participará do Fórum Cidades Amigáveis


A ANTP e a Prefeitura de São Caetano do Sul promoverão nos dias 16 de 17 de junho de 2012, no Campus II do IMES - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Rua Santo Antônio, 50, junto à estação rodoferroviária da cidade) o Fórum Cidades Amigáveis.

Objetivos.

O evento que tem por objetivo proporcionar a reflexão e a discussão sobre o uso do espaço viário. Visa conscientizar a população de que a rua não é apenas um espaço de circulação, mas, também, e principalmente, um espaço de vida.

Uso adequado do automóvel.

Os organizadores assinalam que não se trata de um evento contra o automóvel – “veículo de utilidade para as pessoas” – , e sim um debate sobre o uso adequado e justo desse tipo de veículo, de maneira a favorecer o compartilhamento do espaço viário com segurança para todos e a qualidade de vida das pessoas na cidade.

Ações saudáveis.

O evento irá fortalecer a ideia de ações mais saudáveis, como a marcha a pé e a bicicleta e o uso da rua como espaço de reencontros e de convivência.

Sessões de debate.

O primeiro dia do Fórum Cidades Amigáveis, 16 de junho, será destinado às sessões de debate, com uma abertura solene e quatro conferências, sobre os temas: Cidade Amigável é Cidade Segura, Segurança viária e externalidades no transporte público, Tráfego compartilhado em áreas urbanas: boas práticas brasileiras, e Saúde e Segurança de Ciclistas e Pedestres.

Mobilização para saúde e lazer.

O dia 17 de junho será dedicado à mobilização para a saúde e lazer, com atividades ao ar livre: Passeio ciclístico na Avenida Presidente Kennedy, em São Caetano do Sul; oficinas com crianças, show de malabarismos e plantio de árvores e vivências com mobilidade reduzida.  Haverá a apresentação de painéis e faixas educativas e institucionais ao longo do circuito do passeio ciclístico, e estandes de expositores, no local do início do passeio, e onde também ocorrerão as oficinas.

Informações completas. Para informações mais detalhadas, acesse a fica técnica do Fórum Cidades Amigáveis ao final desta notícia.