quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Dia Mundial Sem Carro incentiva o uso do transporte público: o MDT apóia

O Dia Mundial sem Carro  acontece no dia 22 de setembro em todo o mundo. O objetivo principal do ato é estimular a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel como meio de locomoção e os impactos gerados, sobretudo, nos grandes centros urbanos.

Além disso, a ideia é estimular as pessoas a experimentar, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover – a pé, de ônibus, de metrô, de bonde, de trem, de bicicleta – e vivenciar de perto a cidade onde vivem.

O MDT apóia o Dia Mundial sem Carro, e defende os meios de transporte coletivos como alternativa sustentável para a crise de mobilidade vivida nas grandes cidades mundiais.


A história do Dia Mundial Sem Carro (DMSC) começou na França, em 22 de setembro de 1997. No ano 2000, a União Europeia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades. No ano seguinte foram 1.683 cidades participantes. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carro, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Europeia da Mobilidade. O movimento tem crescido, passando a envolver participantes oficiais e não oficiais em mais de 1000 cidades em 40 países.


No Brasil, o Dia Mundial sem Carro começou em 2001, neste ano, vinte e nove municípios brasileiros integram a lista oficial de cidades participantes da edição 2011; são eles: Jaguariúna, Goiânia, Joinville, Juiz de Fora, Santa André, São Caetano do Sul, Valinhos, Vitória e São Paulo.


São Paulo

Os paulistanos terão alguns motivos para comemorar de maneira especial o Dia Mundial Sem Carro nesta quinta-feira (22). A instituição de faixas exclusivas para caronas, a inauguração de mais um trecho de ciclovia na Zona Oeste, a extensão do horário de pico dos ônibus e dos trens e a criação de uma faixa exclusiva para ônibus na Zona Leste são incentivos para quem quer deixar o carro em casa na data.







As faixas solidárias, como serão chamadas, serão de uso exclusivo dos carros que estiverem com duas ou mais pessoas. Elas serão instaladas pela primeira vez nesta quinta. O prefeito Gilberto Kassab fez o anúncio da medida nesta quarta-feira (21). Ele diz que estuda a possibilidade de tornar o projeto uma realidade definitiva na cidade.






O objetivo será incentivar a carona solidária e diminuir a quantidade de veículos nas ruas. Veja onde funcionarão as faixas solidárias:






- Ponte das Bandeiras - entre a Praça Campo de Bagatele e a Rua dos Bandeirantes, no sentido Centro, horário: 6h às 9h;


- Avenida Luiz Dumont Vilares - entre a Rua Viri e a Praça Orlando Silva, no sentido Centro, horário: 6h às 9h;


- Ponte da Casa Verde - entre a Avenida Brás Leme e Rua Baronesa de Porto Carreiro, no sentido Centro; horário: 6h às 9h;


- Ponte da Casa Verde - entre a Rua Baronesa de Porto Carreiro e Avenida Brás Leme, no sentido bairro, horário: 17h às 20h


- Ponte dos Remédios - entre a Avenida dos Remédios e a Rua Major Paladino, no sentido Centro; horário: 6h às 9h;


- Avenida Radial Leste - entre as ruas Pinhalzinho e do Glicério, no sentido Centro;


- Avenida Radial Leste - entre as ruas do Glicério e Vilela, no sentido bairro, horário: 17h às 19h30;


- Corredor das avenidas Morumbi e Giovanni Gronchi - entre as ruas José Pepe e Alberto Penteado, no sentido Centro, Horário: 6h30 às 9h30;


- Ponte João Dias - entre a ponte e a Rua Bento de Andrade Filho, no sentido Centro.






Faixas exclusivas para ônibus


Também nesta quinta-feira, será ampliada a faixa exclusiva de ônibus da Radial Leste. O novo trecho será implantado na faixa da direita, entre as ruas Wandenkolk e Pinhalzinho, no sentido bairro, e entre as ruas Carlos Silva e da Figueira, no sentido Centro. De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, a fluidez do transporte coletivo na região deve melhorar 15% com a ampliação.






A nova faixa funcionará das 10h até as 23h no sentido bairro. No sentido Centro, o funcionamento será 24 horas. Com a ampliação, os ônibus terão um total de 11,4 km de faixas exclusivas nos dois sentidos.






Na Mooca, também na Zona Leste, a Prefeitura irá inaugurar nesta quinta uma faixa exclusiva para ônibus na Rua Almirante Brasil. A faixa funcionará de segunda a sexta-feira, entre 6h e 9h. Cinco linhas de ônibus serão beneficiadas.






Transportes públicos


Os ônibus e trens de São Paulo irão ampliar o horário de pico nesta quinta. Com isso, os passageiros serão beneficiados com um maior número de viagens ao longo do dia. De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), o aumento de 30 minutos nos horários de pico da manhã e da noite será implantado nas seis linhas de trens, o que representará um aumento de cerca de 33% no número de viagens.






A SPTrans, empresa responsável pelos ônibus na capital paulista, irá trabalhar com meia hora a mais no horário de pico da manhã, das 5h até as 9h – o normal é até as 8h30. No período da noite, o horário de maior movimento será expandido das 16h às 20h para o período entre 15h30 e 21h. O número de viagens aumentará em quase 22%.






O objetivo da ação é incentivar motoristas a não utilizar seus próprios veículos, dando preferência ao transporte coletivo.










Ciclorrotas são alternativas para ciclistas nas ruas


Os motoristas que optarem pela bicicleta como alternativa terão cerca de 36 km de ciclovias à disposição e 15,5 km de ciclorrotas espalhadas pela cidade. As ciclovias são vias de uso exclusivo dos ciclistas. As ciclorrotas, por sua vez, são trechos de ruas e avenidas que possuem sinalização e indicações que dão preferência às bicicletas.




Nesta quinta, a Prefeitura de São Paulo irá inaugurar um novo trecho de ciclovia/ciclorrota na cidade. A via dedicada às bicicletas ligará a Estação Butantã do Metrô à USP. O trajeto tem extensão de 840 metros, passando pelas avenidas Vital Brasil e Afrânio Peixoto. De acordo com o prefeito Gilberto Kassab, dez bicicletas ficarão à disposição dos ciclistas no bicicletário da Estação Butantã.




São Caetano

A cidade de São Caetano participará, na quinta-feira (22/9), das atividades do "Dia Mundial Sem Carro", ação global de conscientização para um trânsito mais saudável.







Entre as atividades está a interdição parcial da Avenida Fernando Simonsen, em frente ao Espaço Verde Chico Mendes, no bairro Cerâmica, das 8h às 17h. A partir da Rua das Mangueiras, um quarteirão será fechado para os carros (apenas no sentido Avenida Nelson Braido para a Rua Amazonas). No local ocorrerão atividades educativas e lúdicas a respeito do combate à poluição do ar e preservação do meio ambiente, com a presença de estudantes de escolas municipais próximas. As crianças das escolas próximas estão desenhando  na Rua Viva. Tem ônibus de graça da Rodoviária até a Rua Viva.

Já na Rua Visconde de Inhaúma, no bairro Nova Gerty, em frente à Fundação das Artes, a "Vaga Verde" vai entrar em ação. Com um tapete estilizado como gramado, ações conjuntas intersetoriais das pastas da Prefeitura irão difundir e sensibilizar para a questão do combate à poluição e emissão excessiva de gases tóxicos pelos automóveis. Houve dostribuição de mudas de plantas.






A Prefeitura querer sensibilizar as pessoas para que elas se comprometam em não usar o carro todos os dias  contribuindo para a diminuição da quantidade de gases poluentes emitidos pelos veículos e melhorando a qualidade de vida de todos.


Goiânia

Fechou a avenida Areião (que separa o Hospital Hugo do Parque Areião) e está realizando as seguintes atividades:



Mobilização de 1000 alunos da rede estadual;


Apresentação de uma peça teatral no anfiteatro do Parque;


Neste local está havendo uma atividade com a Associação dos Deficientes Estado de Goiás – ADFEGO - sobre Paz no Trânsito;


Distribuição de mudas do Cerrado, e;


Por último as pessoas estão dando uma volta no Parque – macha pela MOBILIDADE URBANA SUSTENTAVEL, explica o Coordenador do MDT - Goiás, Paulo Souza.

Hoje, deixe o carro em casa!