quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Psicologia do trânsito: debate online acontece hoje, em Brasília


O evento é gratuito e inicia-se às 19h.
Com o objetivo de produzir referências e ampliar as questões sobre a Psicologia do Trânsito, será realizado, no dia 21 de novembro, das 19 às 21h15, um debate online pelo site do Conselho Federal de Psicologia (CFP). Esta é uma das atividades propostas por seminários realizados em todos os estados do país entre junho e agosto de 2012 que elaboraram uma cartografia de demandas da Psicologia brasileira, que integram o Relatório Final a ser entregue ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Departamento Nacional de Trânsito ( Denatran), Ministério das Cidades, Ministério da Saúde e Ministério da Justiça, entre outras entidades.
Logo na abertura do debate, a presidente do Conselho Regional de Psicologia do Espírito Santo (CRP-16), Andrea Nascimento, irá apresentar alguns resultados do relatório, ampliando a discussão sobre o tema da Mobilidade a partir dos debates regionais . Em seguida, propostas para a formação em avaliação psicológica e avaliação de motoristas no Brasil serão tema de discussão pelo representante do CFP na Câmara Temática da Saúde e do Meio Ambiente do Denatran, Fabían Rueda.
Às 19h50, o psicólogo especialista em trânsito Fábio Henrique de Cristo abordará o tema “Propostas para a Psicologia do Trânsito: uma Ciência em Constante Construção”. A representante do Ministério da Saúde, Marta Silva, também será uma das palestrantes, e irá abordar como tema as proposições para a prevenção de acidentes de trânsito.
O debate será realizado ao final do evento, quando as perguntas virtuais e presenciais serão respondidas e contará também com a presença do diretor do Denatran, Júlio Arcoverde.

Sobre o seminário
O Seminário Psicologia do Trânsito em trânsito pelo Brasil surgiu a partir de uma deliberação do Sistema Conselhos de Psicologia de trabalhar temas amplos do trânsito, incluindo a atuação da (o) psicóloga (o) no contexto do trânsito, processo de avaliação para obtenção de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o título de especialista e a mobilidade urbana.
Participe da importante discussão da Psicologia do Trânsito no Brasil! Venha contribuir com perguntas e comentários, que serão respondidos durante o debate pelo email eventos@cfp.org.br

Programação

DEBATE ON LINE- PSICOLOGIA DO TRÂNSITO EM TRÂNSITO PELO BRASIL

19h – Abertura com o conselheiro federal Roseli Goffman dando boas vindas e ele apresenta os palestrantes

19h10 – Andréa dos Santos Nascimento – Apresentação dos objetivos e resultados do Relatório do Seminário de Psicologia do Trânsito em Trânsito pelo Brasil – 2012.

19h30 – Fabián Marin Rueda – Propostas para a formação em avaliação psicológica e avaliação de motoristas no Brasil

19h50 – Fábio Henrique de Cristo – Propostas para a Psicologia do Trânsito: uma ciência em constante construção

20h10 – Marta Silva – Ministério das Saúde – Propostas da Saúde para prevenção de acidentes de trânsito

20h30 – Considerações sobre as perguntas online – participação do diretor do Denatran – Júlio Arcoverde

21h15 – Encerramento