quarta-feira, 2 de março de 2011

Decretada a prisão de atropelador de ciclistas

No mesmo dia em que centenas de ciclistas protestaram nas ruas de Porto Alegre contra o atropelamento coletivo ocorrido na sexta-feira, quando 15 pessoas ficaram feridas, o advogado do motorista, o bancário Ricardo Neis, 47 anos, confirmou a internação de seu cliente em uma clínica psiquiátrica ontem. À noite, de acordo com o promotor Eugênio Amorim, a Justiça decretou a prisão de Neis. E o delegado Gilberto Montenegro anunciou que vai indiciar o motorista por tentativa de homicídio duplamente qualificado (por motivo fútil e uso meio que impediu a defesa das vítimas). Ele teria agido com a intenção de matar ao avançar com seu carro sobre um grupo de ciclistas que participava do passeio no bairro Cidade Baixa, segundo o delegado.
– As imagens chocam bastante. O motorista usou o carro como arma. Em depoimento, deixou claro que tinha plena consciência do que estava fazendo – afirmou Montenegro.
O número de pessoas atropeladas por ele ainda não está definido, mas pode chegar a 40, segundo o delegado.
Quase no mesmo horário do atropelamento da sexta, cerca de 1,5 mil ciclistas, segundo a Brigada Militar, ou 2 mil, conforme a organização do protesto, se reuniram ontem no Largo Zumbi dos Palmares. Às 19h, eles partiram pela Rua José do Patrocínio, para refazer o trajeto de sexta.
Logo na saída da manifestação, o grupo começou a ganhar a adesão de simpatizantes – outros ciclistas e moradores do bairro. Quando os manifestantes chegaram à esquina com a Rua Luiz Afonso, ponto onde ocorreu o atropelamento coletivo, o protesto atingiu um caráter simbólico. Centenas deles largaram as bicicletas e deitaram sobre o asfalto, representando os feridos no episódio.
Internação em clínica psiquiátrica
O grupo entrou na Rua Lopo Gonçalves, percorreu a Rua Lima e Silva, atravessou a Perimetral e, já no Centro, pela Avenida Borges de Medeiros, chegou à prefeitura, às 20h20min. A multidão tomou as escadarias e entoou cânticos de justiça e paz no trânsito.
O fato também gerou novo mal-estar entre policiais civis e promotores por causa de dois pedidos de prisão preventiva (um encaminhado pela Polícia Civil e outro pelo Ministério Público), mas o delegado responsável pelo inquérito evitou falar sobre a atitude do promotorEugênio Amorim que encaminhou pedido de prisão para o bancário, mesmo com o inquérito recém-aberto pelo Polícia Civil.
– Conversei, por telefone, com o promotor Amorim e disse a ele que pediria a prisão após o depoimento dos ciclistas e do motorista. E foi o que fiz – garantiu o delegado.
Amorim tem outra versão:
– O delegado não me deu nenhum indicativo de pedir a prisão. Inclusive disse que não estava com pressa. Se tivesse me dito que pediria a prisão, eu daria parabéns a ele e aguardaria.
Um dos dois defensores de Neis, o advogado Jair Antonio Jonco, confirmou que seu cliente se encontra sob supervisão médica.
– Ele estava quase em crise psicológica, está muito abalado com todo o assédio que vem sofrendo – afirmou.
Segundo Jonco, a localização da clínica é mantida sob sigilo para preservar a intimidade de Neis. No mesmo dia, ele já havia passado pela Clínica São José, na Capital. O advogado declara apenas que o estabelecimento onde o bancário fica “na Região Metropolitana”. Não há previsão para o motorista deixar o local.


 Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT

Volkswagen apresenta Bulli, um micro-ônibus retrô

  Aos que curtem um visual retrô, a Volkswagen apresentou um conceito superinteressante nesta semana, durante o Salão do Automóvel Genebra 2011: o Bulli, uma espécie de micro-ônibus no estilo dos que surgiram na década de 1950/60.
Mas a parte mais bacana  a sua integração com o iPad no painel central: a tablet controla todo o sistema de entretenimento do veículo, além das suas configurações de climatização, navegação por GPS e outras funções.