quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

BALANÇO DAS AÇÕES DO MDT EM 2015: MDT participou de encontros globais: a 2ª Conferência sobre Segurança Viária e o seminário preparatório do III Habitat



Em 2015, o MDT participou diretamente de dois eventos de alcance global: a 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança Viária – Tempo de Resultados, em novembro, e do Seminário Nacional Habitat III – Participa Brasil, etapa preparatória da participação brasileira no Habitat III – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Habitacional e Urbano Sustentável, que acontecerá em Quito, Equador, em outubro de 2016.
Segurança Viária. Na condição de conselheiro membro do Conselho Nacional das Cidades, o coordenador do MDT, Nazareno Affonso, participou das atividades oficiais 2ª Conferência Global de Alto Nível sobre Segurança Viária – Tempo de Resultados, convocada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para avaliar os resultados da primeira metade da Década de Ação para a Segurança no Trânsito – 2011/2020, que tem como meta reduzir em 50% o número de mortos no trânsito durante os dez anos. O encontro aconteceu em Brasília/DF, nos dias 18 e 19 de setembro de 2015, e teve a participação de 130 países-membros da ONU, representados por ministros e altos funcionários do setor. Participaram também parlamentares, gestores, especialistas e representantes de segmentos da sociedade.
O coordenador do MDT fez uma avaliação positiva do encontro, destacando o conteúdo da Declaração de Brasília, documento de oito páginas, negociado previamente e lançado ao final do encontro, que apresenta em sua primeira parte um conjunto de 31 pontos que ratificam o desejo de fortalecimento da Década de Ação para a Segurança no Trânsito – 2011/2020, considerando a opção pelo transporte público e a redução das velocidades urbanas como predicado novo e prioritário nas ações governamentais; e em seguida, recomenda o desenvolvimento de 30 ações para aumentar a segurança no trânsito. Porém, em artigo ao jornal Correio Brasiliense, de Brasília/DF, Nazareno Affonso criticou o resultado sofrível do Brasil desde 2011, quando assinou seu engajamento na Década; ele sublinhou que aumentou ao invés de diminuir o número dos mortos e feridos no trânsito, tendo havido como os resultados positivos de destaques as ações de redução de velocidade na cidade de São Paulo e do uso das cadeirinhas para transporte das crianças em veículos.

Movimentando 116
Informativo MDT 
janeiro 2016 

site: 
http://www.mdt.com.br/