sexta-feira, 10 de junho de 2011

Um ano do Blog do MDT com 19.700 visitas

O Blog do MDT foi implantado em junho de 2010 com o objetivo de difundir as teses do MDT principalmente sobre barateamento das tarifas e as demais propostas do Movimento. Hoje com 256 postagens já colocadas no ar, além de ter se mostrado consideravelmente lido no Brasil, com 19.700  visualizações neste ano de sua existência, temos sido acessados por diversos países da Europa, Estados Unidos e Canadá. Iniciamos com cerca de 30 visualizações diarias e hoje estamos entre 120  e 150 visualizações por dia.

A postagem mais lida até hoje foi publicadano dia 6 de junho passado "Coordenador do MDT e do Escritório de Brasília da ANTP, Nazareno Afonso discute com os Prefeitos o respeito a faixa de pedestre no Consórcio Intermunicpal do Grande ABC." com 526 visualizações.

A postagem de noticia referente à política pública de mobilidade mais acessada, com 511 visualizações foi" O Governador eleitodo Rio Grande do Sul, Tarso Genro e a política de Mobilidade" no dia 07 de outubro de 2010.

Outra contribuição importante do Blog é ter dado apoio as iniciativas de inclusão do automóvel nas políticas de integração aos sistemas estruturais de transporte público sendo que a postagem "Tramitação do Projeto de Lei da Moblidade" teve  197 visualizações

"O MDT recomenda: dia 22 deixe o carro em casa" foi a postagem que impactou bastatnte com 211 visualizações no Dia sem Meu Carro promovido pelo Ministério das Cidades e com o apoio do Instituto Rua Viva. Repercutiu esta no0tícia em vários outros bloggs e sites.

Além de um instrumento de informação e análise  sobre os temas atuais é também, uma verdadeira base de dados com a história do MDT e sua participação no Conselho das Cidades, Fórum Nacional de Reforma Urbana e Forum de Secretários de Transportes,com a postagem" Ademar Gondim é eleito presidente do Fórum Nacional de Secretário. No dia 9 de julho de 2010 foi postado "ANTP participa da posse do diretor-geral do Observatório de Consórcios Públicos", com 123 visualizações, entre as diversas atividades da ANTP divulgadas no Blog.

 A proposta agora é promover a inserção do Blog nos 'sites' das entidades que integram o MDT e o reenvio da publicação para associados e para o público dessa organizações, incluindo presença periódica de notícias do MDT no Informativo ANTP e no boletim eletrônico Semanal, veículos que alcançam todo o público da ANTP.

E finalizando esperamos o compromisso das entidades e lideranças do Secretariado de se engajarem na difusão e no apoio direto da produção do blog, enviando textos informativos e de opinião, relatos de ações de suas entidades referentes aos objetivos e teses do MDT, e comentando também temas da política nacional e setoria

O Blog do MDT, destacou também em duas postagens, o lançamento, em Brasília, do Pacto Nacional para Redução dos Acidentes de Trânsito – Pacto pela Vida, que oficializou a participação brasileira na Década convocada pela ONU com 122 visualizações. 

Mostrou também que o MDT parabenizou a constituição da Frente Parlamentar em Defesa dos Trabalhadores em Transportes e que o coordenador nacional, Nazareno Affonso, esteve presente no lançamento desse organismo, ocasião em que fez um exposição sobre Década Mundial de Segurança Viária, convocada pela ONU e à qual o Brasil aderiu, e que persegue a redução pela metade do número de mortos e feridos no trânsito até 2020.

O blog trouxe a apresentação, no dia 25 de maio, de pesquisa do IPEA sobre mobilidade urbana; no início do mês, já havia mostrado estudo do IPEA sobre a percepção dos brasileiros a respeito da mobilidade urbana , com134 visualizações.

O Blog do MDT chamou a atenção para o programa da ANTP TV, Em Movimento, que no dia 19 de maio discutiu mobilidade para a Copa de 2014, focalizando a capital baiana , com 111 visualizações


Em outra postagem, mostrou que subsecretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Delmo Pinho, contestou a avaliação feita pelo professor engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Fernando Mac Dowell sobre os sistemas de mobilidade urbana adotados pelo Brasil para a Copa do Mundo de 2014. 

Outros temas tratados no mês passado foi a inauguração da Estação Pinheiros, da Linha 4 – Amarela, do Metrô-SP, e o workshop da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), com painéis e palestras com temas voltados a segurança na condução de motos, com 137 visualizações.

Cristina Baddini Lucas - Assessora do MDT 
arte: Nazareno Affonso