sexta-feira, 18 de março de 2016

Cidades mais seguras - Claudio Bernardes

13/03/2016 09:00 - Folha de SP

CLAUDIO BERNARDES
A falta de segurança nas cidades tem efeitos extremamente negativos do ponto de vista socioeconômico. Ela afasta investidores e turistas, inibe a atuação dos empresários locais, pode influenciar o valor das propriedades, além de criar na população um medo permanente, capaz de impedir as pessoas de frequentar e usufruir as cidades com tranquilidade.
Sabemos que a violência é um fenômeno multidimensional, mas, sem dúvida, cidades mal planejadas podem favorecer muito o aumento da criminalidade e a segregação social. Pobreza e desigualdade são fenômenos que contribuem para a insegurança.
Modelos econômicos que induzem a geração de empregos e a criação de redes de proteção social eficientes podem ajudar a mitigar esses efeitos negativos.
Contudo, não conhecemos muito bem as raízes desse problema para formular soluções eficazes. Pesquisas e estudos são necessários para identificarmos medidas mais sofisticadas na contenção da violência urbana, determinando não somente os sintomas, mas também as raízes do problema.
O papel da juventude e suas motivações não são ainda suficientemente compreendidos para que se possam gerar programas eficientes com o intuito de quebrar esses ciclos de violência e engajar os jovens no processo de prevenção do crime.
O conhecimento da relação do tamanho das cidades com os modelos de criminalidade e a existência de indicadores eficientes que possam medir a segurança e a violência são importantes para subsidiar o desenho de intervenções que possam reduzir a insegurança.
Embora violência, crimes contra o patrimônio ou tráfico de drogas aconteçam em todas as cidades, intensidade, distribuição e natureza dos problemas são aspectos que podem variar, assim como o engajamento da polícia, dos cidadãos e de gestores municipais.
A promoção de uma rede organizada de conferências e oficinas que possam, nacional e internacionalmente, compartilhar conhecimento, sem dúvida irão colaborar para a identificação de lacunas e a formulação de estratégias eficazes para tornar as cidades mais seguras.
Claudio Bernardes - engenheiro civil e atua como empresário imobiliário há mais de 30 anos. É presidente do Conselho Consultivo do Secovi-SP

www.mdt.org.br/