quarta-feira, 27 de março de 2013

A Mídia e a Segurança no Trânsito: uma Radiografia da Cobertura de 11 Diários Brasileiros



Os acidentes de trânsito são responsáveis por 1,3 milhão de mortes por ano em todo o mundo e são a primeira causa de mortes da população entre 15 e 29 anos. No Brasil, o cenário não é diferente. As mortes no trânsito figuram entre as primeiras causas de óbitos por causas externas, sendo a primeira entre jovens e adultos jovens.

De forma a impulsionar o enfrentamento desta verdadeira epidemia, entre outras medidas a Or­ganização Mundial de Saúde (OMS) vem operando em 10 países, incluindo o Brasil, o projeto inti­tulado “Road Safety in Ten Countries” (RS-10). A iniciativa, que recebeu entre nós o nome “Vida no Trânsito”, é desenvolvida em cinco capitais brasileiras1 desde 2010: Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Palmas (TO) e Teresina (PI), sob a coordenação conjunta do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) – que atua como escritório regional da OMS nas Américas.

Como parte desse trabalho, a OPAS firmou com a ANDI – Comunicação e Direitos parceria para a realização de um diagnóstico sobre a cobertura dedicada pela imprensa brasileira ao tema Trân­sito. A proposta é conhecer a extensão e profundidade desse noticiário, identificando a atuação das redações no agendamento de questões relevantes, na difusão de informações contextualiza­das e no acompanhamento de programas e políticas na área.

O presente documento traz os resultados de uma análise da produção editorial de 11 jor­nais diários de todo o País sobre o tema, no período de 01 de dezembro 2011 a 31 de maio de 2012. Além dos dados quantitativos – que derivam da mensuração dos temas mais discutidos, das fon­tes de informação mais mencionadas e de várias características gerais da cobertura –, estiveram em foco aspectos como o perfil dos envolvidos em acidentes de trânsito, a legislação citada e as causas e soluções apresentadas para o problema, dentre outros pontos qualitativos relevantes.

Espera-se que os dados aqui apresentados possam contribuir para o processo de qualificação dos profissionais de imprensa para a cobertura sobre o assunto, assim como para a sensibilização dos atores sociais em relação ao importante papel desempenhado pela mídia no enfrentamento dos desafios do trânsito no País.

ANDI